Erasmus+ 2018/2019

2017-2018

“O Programa Erasmus+ destina-se a apoiar os esforços dos Países do Programa no sentido de utilizarem o potencial do talento e ativos sociais numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida de forma eficiente, confirmando em simultâneo o princípio da aprendizagem ao longo da vida mediante a ligação do apoio à aprendizagem formal, não-formal e informal nos domínios da educação, da formação e da juventude.”

Guia do programa Erasmus Plus (7: 2017)

A candidatura apresentada pelo nosso agrupamento à Ação Chave 1 do Programa Erasmus+, no setor do Ensino Escolar, no âmbito do Convite Nacional à Apresentação de Candidaturas 2017, foi aprovada.

O projeto, intitulado “[email protected]ção: literacia digital para comunicar e cooperar numa sociedade global”, pressupõe a realização de oito mobilidades de docentes dos diversos grupos disciplinares e implica a frequência, em países europeus, de cursos de formação relacionados com a integração das tecnologias educativas no processo de ensino e aprendizagem. Implica, ainda, uma atividade de job shadowing em parceria com uma escola húngara.

Os eventos de formação podem ser realizados em países parceiros como Malta, República Checa, Estónia, Itália e Grécia, nos meses de julho, agosto, setembro e outubro.

As atividades de formação incluídas no projeto visam integrar o potencial inovador das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem e aumentar a proficiência do corpo docente no uso das tecnologias educativas, sem descurar as competências linguísticas em Inglês, a partilha de conhecimentos, a dilatação do potencial de aprendizagem e de comunicação com formandos de outros países europeus.

Os participantes são selecionados de acordo com os critérios de seleção ratificados em Conselho Pedagógico que se elencam: domínio da língua inglesa (nível mínimo de proficiência B1); alcance de grupos disciplinares/departamentos; necessidade de formação avançada na área em destaque; objetivos claros para a atividade de mobilidade; gosto por concretização de projetos e pela inovação.

Informação específica sobre os cursos de formação pode ser consultada aqui:

Categoria: Erasmus+ 2017/2018