Erasmus+ 2018/2019

2017-2018

O Projeto Educativo do Agrupamento (PEA) tem como tema aglutinador Comunidade, conhecimento e cidadania – crescer pelo saber, vigora até 2017. Assume, enquanto tema, criar todas as condições para a construção de uma escola inclusiva, desafiante e pautada por critérios de rigor e exigência, tendo em vista a formação integral dos alunos; enquanto missão, incrementar um ensino ativo e estimulante que proporcione o desenvolvimento de todos os alunos e a preparação para o exercício responsável dos direitos e deveres de cidadania; enquanto visão, aposta no desenvolvimento de uma atividade educativa de excelência; enquanto valores, pretende promover valores estruturantes como a transparência, equidade, tolerância e justiça. São destacadas enquanto áreas a melhorar, constrangimentos e limitações do agrupamento decorrentes do processo de autoavaliação institucional, o perigo de uma certa cristalização nas práticas pedagógicas; a escassez do apoio e atualização ao nível do equipamento informático e Internet; a heterogeneidade sociocultural e económica; necessidade de diversificação de experiências e de oportunidades de aprendizagem e de formação. Estabelece como objetivos estratégicos apostar em estratégias e metodologias potenciadoras da igualdade de oportunidades, proporcionar o acesso generalizado às TIC e valorizar a sua utilização cada vez mais autónoma, educar para a cidadania; promover o sucesso escolar, desenvolvendo o gosto pela aprendizagem, promover a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

O plano de desenvolvimento estratégico e de internacionalização do agrupamento pressupõe a atuação em cinco eixos principais. No domínio do desenvolvimento de competências do corpo docente, identifica a necessidade de desenvolver capacidades relacionadas com o recurso às tecnologias educativas que permita privilegiar um modelo funcionamento da prática educativa assente na construção colaborativa de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais em detrimento da lógica da instrução e da transmissão.

No desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino, identifica a necessidade de apostar no recurso a metodologias de ensino inovadoras com recurso à tecnologia digital suscetíveis de facultar experiências de aprendizagem potenciadoras do sucesso educativo. Deve prestar atenção à diversidade e à inclusão, no contexto de uma europa multilingue e multicultural. Tendo por base a Integração dos refugiados na Europa, de realçar a necessidade de formação intercultural com o objetivo de auxiliar na possível inclusão de crianças refugiadas no ambiente escolar, mas também na introdução aos currícula nacionais.

No domínio do desenvolvimento da dimensão europeia, identifica a necessidade de estabelecer uma rede de contactos com outros profissionais ou escolas europeias para trocar exemplos de boas práticas, de obter experiência em contexto intercultural e internacional para implementar futuras parcerias.

No domínio das competências linguísticas, reforça a necessidade de potenciar a proficiência linguística nas línguas estrangeiras enquanto instrumentos de interação social, em particular no Inglês, não apenas no contexto do ensino da língua pelos docentes, mas no âmbito do acesso a fontes de conhecimento profissional, considerando o seu reconhecimento como língua franca contemporânea.

No domínio da Educação Especial, quer potenciar suas estratégias de gestão e organização neste âmbito para melhorar a integração dos alunos, aumentar a qualidade dos recursos educativos, atividades de aprendizagem e métodos de avaliação, dar atenção às necessidades de aprendizagem diversas, no sentido de ampliar as suas oportunidades e potenciar a sua integração na vida ativa, já que as crianças com NEE têm direito a uma educação que permita o seu desenvolvimento integral.

O agrupamento deve investir na qualificação do seu staff para desenvolver competências digitais e pedagógicas com o recurso às TIC, com vista à generalização de práticas de ensino mais inovadoras e à melhoria da qualidade das aprendizagens, contribuindo para a diminuição das taxas de abandono escolar; competências chave para o ensino, em particular competências de comunicação em Inglês; competências comunicativas dos alunos de acordo com o QECR, bem como competências interculturais (as línguas desempenham um papel crucial para a empregabilidade, mobilidade e o crescimento dos jovens cidadãos europeus); uma visão de internacionalização através da formação para tornar mais proficiente a gestão e organização de atividades de internacionalização, nomeadamente ao nível da candidatura a projetos do programa Erasmus Plus e da colaboração intercultural; uma rede de contactos com outras instituições europeias, nomeadamente com outros professores para troca de exemplos de boas práticas. A experiência permitirá expandir as dinâmicas desenvolvidas com os programas de formação, constituindo aspetos a incorporar na estratégia de internacionalização do agrupamento.

Documentos consultados:

Quadro Estratégico – Educação e Formação 2020. http://ec.europa.eu/education/policy/strategic-framework/index_pt.htm, 02-01-2016. 17:00.

Projeto Educativo do Agrupamento. Comunidade, conhecimento e cidadania – crescer pelo saber (2014-2017). http://aevv.edu.pt/images/documentos/projeto_educativo_1415.pdf, 02-01-2016. 17:30.
Projeto de Intervenção do Diretor (2013-2017). http://aevv.edu.pt/images/documentos/projeto_intervencao_diretor.pdf, 02/01/2016. 18:00.

Rodrigues, A.L. (2014). Dificuldades, Constrangimentos e Desafios na Integração das Tecnologias Digitais no Processo de Formação de Professores. In Aprendizagem Online, Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (ticEDUCA2014), pp.838-846, novembro 2014, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, ISBN 978-989-8753-08-3.

Categoria: Erasmus+ 2017/2018