Comenius - Visita à Escócia

Prosseguimos com as mobilidade do projeto Comenius A matter of choices. Estamos na Escócia em mobilidade a Buckhaven High School, numa delegação composta pelos professores Graça Pereira, Ernestina Dias e Henrique Matos e os alunos Beatriz Pimenta e Tiago Barbosa.

Visita à Escocia

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Categoria: A Matter of Choices - 2014-2015

PROJETO COMENIUS.
VISITA A PORTUGAL

Visita a Portugal

Na semana de 20 a 24 de outubro, no âmbito do Projeto Europeu Comenius designado “A Matter of Choices”, coube ao nosso país e à escola Monsenhor Elísio Araújo acolher 8 delegações europeias, a saber Áustria, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Polónia, Letónia e Turquia para a consecução das atividades constantes no projeto e para algumas atividades culturais e de lazer.

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Categoria: A Matter of Choices - 2014-2015

Erasmus+ 
2017-2018

 

Seminário: Tecnologias digitais ao serviço da inovação pedagógica e organizacional

No dia 31 de janeiro de 2018, entre as 16:00 e as 18:30, o Agrupamento de Escolas de Vila Verde (Escola Básica de Vila Verde) realizou um seminário sobre tecnologias digitais ao serviço da inovação pedagógica e organizacional no sentido da promoção da qualidade das aprendizagens e do sucesso educativo.

A iniciativa decorre da necessidade de disseminação das atividades inerentes ao projeto “[email protected]ção: literacia digital para comunicar e cooperar numa sociedade global” do âmbito do programa Erasmus Plus (KA1) pela equipa de docentes que fez formação em vários países europeus.

O seminário contou com a presença de dois oradores especialistas na área das tecnologias em educação, Professor Doutor António Abreu, do ISCAP/Instituto/Politécnico do Porto, e do Professor Catedrático, Bento Duarte da Silva, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

 

Contextualização

No contexto de promoção do alinhamento das práticas educativas com as exigências da sociedade atual, em que as mudanças ocorrem aceleradamente, nomeadamente ao nível das tecnologias da informação e comunicação, o projeto “[email protected]ção; literacia digital para comunicar e cooperar numa sociedade global” propõe ajudar os professores a fortalecer o seu perfil profissional, ajudando-os a acompanhar essas mudanças e descobrindo como a tecnologia pode ser usada para potenciar a aprendizagem num ambiente multicultural que fomente o intercâmbio de experiências e contactos. O objetivo é ampliar o conhecimento e as competências dos professores ao nível da literacia digital, enquanto estratégia promotora da construção colaborativa de saberes, da inclusão e do sucesso educativo, sem descurar as competências linguísticas na língua inglesa. Pretende-se também que estes professores sejam o motor da capacidade do agrupamento para cooperar a nível internacional, encorajando a partilha de boas práticas de ensino, materiais e ideias entre pares europeus e, posteriormente, nacionais, bem como promovam a mudança das práticas educativas. Será assim possível ir de encontro ao desígnio de fazer da escola um lugar de plena realização do aluno como cidadão, com um serviço de educação e formação de qualidade, visando o sucesso escolar nas suas múltiplas dimensões, numa busca constante pela melhoria das práticas.

 

PROGRAMA

31 de janeiro 2018 (quarta-feira)

16h00 | Receção dos participantes e sessão de boas-vindas

16h10 | “[email protected]ção: literacia digital para comunicar e cooperar numa sociedade global”

- Graça Pereira; Henrique Matos; Isabel Lezón; Manuel Flores;

16h45 | Conferência "A Caderneta do Aluno Eletrónica e o Processo Individual Eletrónico" “

- Professor Doutor António Abreu

17h430 | Conferência Tecnologias digitais e inovação pedagógica”

- Professor Doutor Bento Duarte da Silva

18h15 | Sessão de encerramento (Verde de honra)

- António Rodrigues, Diretor Agrupamento de Escolas de Vila Verde

 

 

O seminário será acreditado como uma Ação de Curta Duração pelo Centro de Formação do Alto Cávado nos termos previstos na legislação em vigor, relevando 3 horas para efeitos de progressão na carreira dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Categoria: Erasmus+ 2017/2018

Erasmus+ 
2017-2018

 

 

 

O Projeto Educativo do Agrupamento (PEA) tem como tema aglutinador Comunidade, conhecimento e cidadania – crescer pelo saber, vigora até 2017. Assume, enquanto tema, criar todas as condições para a construção de uma escola inclusiva, desafiante e pautada por critérios de rigor e exigência, tendo em vista a formação integral dos alunos; enquanto missão, incrementar um ensino ativo e estimulante que proporcione o desenvolvimento de todos os alunos e a preparação para o exercício responsável dos direitos e deveres de cidadania; enquanto visão, aposta no desenvolvimento de uma atividade educativa de excelência; enquanto valores, pretende promover valores estruturantes como a transparência, equidade, tolerância e justiça. São destacadas enquanto áreas a melhorar, constrangimentos e limitações do agrupamento decorrentes do processo de autoavaliação institucional, o perigo de uma certa cristalização nas práticas pedagógicas; a escassez do apoio e atualização ao nível do equipamento informático e Internet; a heterogeneidade sociocultural e económica; necessidade de diversificação de experiências e de oportunidades de aprendizagem e de formação. Estabelece como objetivos estratégicos apostar em estratégias e metodologias potenciadoras da igualdade de oportunidades, proporcionar o acesso generalizado às TIC e valorizar a sua utilização cada vez mais autónoma, educar para a cidadania; promover o sucesso escolar, desenvolvendo o gosto pela aprendizagem, promover a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

O plano de desenvolvimento estratégico e de internacionalização do agrupamento pressupõe a atuação em cinco eixos principais. No domínio do desenvolvimento de competências do corpo docente, identifica a necessidade de desenvolver capacidades relacionadas com o recurso às tecnologias educativas que permita privilegiar um modelo funcionamento da prática educativa assente na construção colaborativa de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais em detrimento da lógica da instrução e da transmissão.

No desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino, identifica a necessidade de apostar no recurso a metodologias de ensino inovadoras com recurso à tecnologia digital suscetíveis de facultar experiências de aprendizagem potenciadoras do sucesso educativo. Deve prestar atenção à diversidade e à inclusão, no contexto de uma europa multilingue e multicultural. Tendo por base a Integração dos refugiados na Europa, de realçar a necessidade de formação intercultural com o objetivo de auxiliar na possível inclusão de crianças refugiadas no ambiente escolar, mas também na introdução aos currícula nacionais.

No domínio do desenvolvimento da dimensão europeia, identifica a necessidade de estabelecer uma rede de contactos com outros profissionais ou escolas europeias para trocar exemplos de boas práticas, de obter experiência em contexto intercultural e internacional para implementar futuras parcerias.

No domínio das competências linguísticas, reforça a necessidade de potenciar a proficiência linguística nas línguas estrangeiras enquanto instrumentos de interação social, em particular no Inglês, não apenas no contexto do ensino da língua pelos docentes, mas no âmbito do acesso a fontes de conhecimento profissional, considerando o seu reconhecimento como língua franca contemporânea.

No domínio da Educação Especial, quer potenciar suas estratégias de gestão e organização neste âmbito para melhorar a integração dos alunos, aumentar a qualidade dos recursos educativos, atividades de aprendizagem e métodos de avaliação, dar atenção às necessidades de aprendizagem diversas, no sentido de ampliar as suas oportunidades e potenciar a sua integração na vida ativa, já que as crianças com NEE têm direito a uma educação que permita o seu desenvolvimento integral.

O agrupamento deve investir na qualificação do seu staff para desenvolver competências digitais e pedagógicas com o recurso às TIC, com vista à generalização de práticas de ensino mais inovadoras e à melhoria da qualidade das aprendizagens, contribuindo para a diminuição das taxas de abandono escolar; competências chave para o ensino, em particular competências de comunicação em Inglês; competências comunicativas dos alunos de acordo com o QECR, bem como competências interculturais (as línguas desempenham um papel crucial para a empregabilidade, mobilidade e o crescimento dos jovens cidadãos europeus); uma visão de internacionalização através da formação para tornar mais proficiente a gestão e organização de atividades de internacionalização, nomeadamente ao nível da candidatura a projetos do programa Erasmus Plus e da colaboração intercultural; uma rede de contactos com outras instituições europeias, nomeadamente com outros professores para troca de exemplos de boas práticas. A experiência permitirá expandir as dinâmicas desenvolvidas com os programas de formação, constituindo aspetos a incorporar na estratégia de internacionalização do agrupamento.

 

Documentos consultados:

Quadro Estratégico – Educação e Formação 2020. http://ec.europa.eu/education/policy/strategic-framework/index_pt.htm, 02-01-2016. 17:00.

Projeto Educativo do Agrupamento. Comunidade, conhecimento e cidadania – crescer pelo saber (2014-2017). http://aevv.edu.pt/images/documentos/projeto_educativo_1415.pdf, 02-01-2016. 17:30.
Projeto de Intervenção do Diretor (2013-2017). http://aevv.edu.pt/images/documentos/projeto_intervencao_diretor.pdf, 02/01/2016. 18:00.

Rodrigues, A.L. (2014). Dificuldades, Constrangimentos e Desafios na Integração das Tecnologias Digitais no Processo de Formação de Professores. In Aprendizagem Online, Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (ticEDUCA2014), pp.838-846, novembro 2014, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, ISBN 978-989-8753-08-3.

Categoria: Erasmus+ 2017/2018

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