No passado dia sete de junho, inserido no programa do IV Sarau Cultural da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, apresentou-se o espetáculo “Quando a noite cai”, realizado na oficina de teatro* dirigida aos 2.º e 3.º ciclos, sob orientação da técnica de expressão dramática e teatro, Carla Cunha.

ebmea-teatro-2022

O espetáculo “Quando a noite cai” partiu da adaptação de excertos das obras: “Príncipe Nabo”, de Ilse Losa; “Enquanto a cidade dorme”, de Álvaro Magalhães, e “Histórias com Reis, Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas”, de António Torrado.

Ao longo do ano letivo, na oficina de teatro, os alunos realizaram exercícios de corpo, voz, movimento, improvisação, leitura expressiva e dramatização que tinham como objetivos desenvolver diferentes formas de comunicação e expressão; promover o trabalho em equipa; desenvolver o autoconhecimento e a autoestima; desenvolver a criatividade e a imaginação; entre outros. Durante o trabalho desenvolvido nas oficinas, os alunos foram ainda envolvidos na adaptação dos textos que viriam a dar origem ao espetáculo “Quando a noite cai”, através da discussão de ideias em grande e pequeno grupo.

ebmea-teatro-2022

No que diz respeito à dramaturgia, o espetáculo conta o sonho da personagem Ana, após a noite cair. Na primeira parte do espetáculo, realizada pela turma 1 da oficina de teatro, Ana, vestida de Princesa, confronta-se com um ambiente de corte, repleto de humor, intrigas e peripécias, que se centra na tentativa de encontrar um príncipe-consorte. Quando Ana se apercebe que, no seu sonho, foi parar à história do “Príncipe Nabo”, tenta acordar. Mas, acaba por ser conduzida a uma nova história onde fadas, duendes e pescadores lhe falam do “outro lado do mundo” e da “gente boa”. Entramos, assim na 2.ª e última parte do espetáculo, realizada pela turma 2 da oficina de teatro, constituída por uma adaptação de “Enquanto a cidade dorme”, de Álvaro Magalhães.

Do ponto de vista da receção, pretendeu-se criar um espetáculo que, nalguns momentos, quebrava a ‘quarta parede’, ou seja, no qual as barreiras entre o público e os alunos-atores eram abolidas. Espaços que no dia a dia servem de acesso para a biblioteca, para o bar, para a sala dos alunos, para a sala dos professores, foram convocados como espaços de cena. E, em momentos específicos, o público foi convidado a envolver-se na ação cénica que estava a ser desenvolvida.

ebmea-teatro-2022

O projeto contou com a participação de 29 alunos/as das turmas 5.º A, 5.º B, 5.º C, 6.º A, 6.º B, 8.º D e 9.º B. E porque o teatro é um trabalho em grupo, a articulação com diferentes agentes foi essencial para a construção e apresentação do projeto. A oficina de teatro agradece:

Às diretoras de turma dos alunos envolvidos: professoras Gabriela Gonçalves, Isabel Carvalho, Laura Gomes, Laura Machado, Luísa Faria, Maria Augusta Danaia, Marta Chambel; e à professora Rosa Vilaverde, pelo apoio prestado ao longo do ano letivo;

Aos encarregados de educação que responderam a todos os pedidos que lhes foram solicitados;

À Dra. Diana Costa, à professora Marta Chambel e às mães, Sra. Carla Azevedo, Sra. Elsa Silva, Sra. Maria Fátima Cunha, Sra. Teresa Oliveira e Sra. Sameiro Pereira, pelo apoio nos bastidores;

À professora Laura Gomes, à professora Rosa Vila Verde e à D. Alzira pelo apoio nas entradas e saídas de cena;

Ao professor Pedro Barbosa, pelo apoio no som;

Às assistentes operacionais, D. Alzira, D. Floripes e D. Alice, pelo apoio nos ensaios e na organização dos bastidores;

À Matilde Augusto, pela filmagem;

Por fim, um agradecimento aos/às alunos/as pela forma responsável e empenhada como se envolveram a decorar os textos, a construir e a “vestir” as suas personagens e participando de forma assídua nas aulas e ensaios. Estão todos de parabéns!

* Projeto desenvolvido no âmbito da medida “Aprender pela arte – a expressão dramática, a expressão do sucesso” do PDPSC (Programa de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário) do PNPSE (Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar) - 2021-23