aevv-mibe-2020-cartazA última segunda-feira de outubro é o Dia da Biblioteca Escolar e outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE). O tema do MIBE 2020, Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar, baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade.

A biblioteca escolar, assumindo a missão de servir a comunidade, é convidada a celebrar neste mês os caminhos que vai descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.

Nas turmas do 1.º ciclo, a equipa da BE desenvolve várias atividades com diversas formas de ler o livro "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas", de Luisa Ducla Soares.

Nas turmas dos 2.º e 3.º ciclos, para além da formação de utilizadores, destaca-se a atividade de elaboração de marcadores de leitura, em formato digital na plataforma Canva. Esta atividade dará origem a uma exposição virtual e os materiais elaborados serão partilhados com alunos de outros países, no âmbito do projeto Erasmus.

Há ainda vários desafios, como sopa de letras e palavras cruzadas, na página da internet da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.