Partilhe esta notícia!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter

O Rococó no Concelho de Vila Verde é o título de uma exposição fotográfica patente na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, da autoria de Eduardo Pires de Oliveira, historiador de Arte especialista neste estilo artístico e em André Soares, com fotografia de Adelino Silva, em articulação com o grupo disciplinar de História.

rococo-exposicao-ebmea-2021

rococo-exposicao-ebmea-2021

André Soares foi um dos mais importantes artistas bracarenses do século XVIII, que divulgou por todo o Minho este estilo artístico, surgido em França e na Alemanha nos inícios do século XVIII. Por sua influência, o rococó espalhar-se-á pelo mundo, com particular destaque no Brasil.

Na área do concelho de Vila Verde, localizada tão próxima da capital do arcebispado, muitas obras de arquitetura e talha nas igrejas e capelas da região no século XVIII foram feitas ao gosto deste novo estilo.

É o que se pretende dar a conhecer nesta exposição, para que, através dela, os nossos alunos valorizem os seus conhecimentos nesta área, reforcem a sua sensibilidade estética e, sobretudo, descubram e valorizem património da sua terra.

Durante o período de permanência da exposição na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo esta poderá ser visitada pela comunidade.

A apresentação da exposição ocorrerá no próximo dia 2 de dezembro, pelas 9 horas, com a presença, entre outros, da Vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes.

rococo-exposicao-ebmea-2021

Categoria: Notícias