aevv-cnl-2021-cartaz-fase-concelhiaNa semana de 18 a 22 de janeiro, em vários estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, 228 alunos participaram no Concurso Nacional de Leitura - fase de escola. Os alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) leram O senhor do seu nariz, de Álvaro Magalhães, os alunos do 2.º ciclo leram O Rapaz de Bronze, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e os alunos do 3.º ciclo leram Vinte Cinco a sete vozes, de Alice Vieira. A prova foi realizada na app Quizizz.

A fase de escola teve como objetivo selecionar quatro alunos por ciclo para representar o agrupamento de escolas na fase concelhia, a ter lugar em sessões online, de 2 a 8 de março de 2021.

Os representantes do AE de Vila Verde são:

1.º ciclo

Frederica Rodrigues, Joana Cruz, Lara Azevedo e Renato Alves

2.º ciclo

Afonso Pinheiro, Inês Abreu, Juliana Dias e Vicente Faria

3.º ciclo

Carolina Cação, Daniel Pereira, Margarida Cadilhe e Sofia Afonso

Estes alunos estão a ler as seguintes obras:

As obras selecionadas na fase concelhia são:

1.º ciclo - História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, de Luis Sepúlveda.

2.º ciclo - História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luis Sepúlveda.

3.º ciclo - Ilha Teresa, de Richard Zimler.

A fase concelhia terá várias etapas. Na manhã do dia 2 de março, os alunos realizarão a prova escrita online. Os seis melhores alunos, nos dias 3 e 4, terão de gravar um vídeo com a leitura de um excerto da obra e a justificação da sua escolha. No dia 8 de março, às 10h30, será transmitida no canal Youtube a sessão da fase concelhia, onde o júri terá de selecionar quatro alunos por ciclo para representar o concelho de Vila Verde na fase intermunicipal.