O rococó no concelho de Vila Verde

Na entrada do bloco de aulas da Escola Básica de Vila Verde (escola sede do Agrupamento de Escolas de Vila Verde), está patente uma exposição de painéis sobre o estilo rococó no concelho de Vila Verde.

ebvv-exposicao-rococo-vila-verde-2021

Conforme se pode ler no painel inicial, “a área do concelho de Vila Verde é, aliás, rica em obras de estilo rococó, que se espraiam por quase todas as freguesias, cobrindo as igrejas paroquiais e muitas capelas de intervenções de notável qualidade…”.

No que se refere às características deste estilo artístico, pode ainda ler-se que “o rococó, com a sua graça ornamental, o movimento que exprime as formas cheias e o dourado da talha, exibe com particular acuidade a natureza feliz e fértil das terras do Minho e, em especial, destas terras de Vila Verde…”.

Esta exposição, composta por 14 painéis de igrejas do concelho de Vila Verde, esteve já patente na Biblioteca Municipal de Vila Verde, encontrando-se agora em itinerância por estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Verde. Tem a direção de Júlia Rodrigues Fernandes, vereadora da Educação, Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Vila Verde, a curadoria e investigação de Eduardo Pires de Oliveira, a coordenação de Manuela Barreto Nunes, da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, a fotografia de Adelino Pinheiro da Silva, o design gráfico de Emílio Rodrigues, e a colaboração de Tiago Lopes, Fernanda Pimenta e Manuela Vilela.

ebvv-exposicao-rococo-vila-verde-2021