Embora a educação alimentar comece em casa, a escola desempenha um papel essencial no desenvolvimento de atitudes e comportamentos alimentares saudáveis. Investir nesse campo é também apostar na saúde dos nossos alunos.

Os Jardins de Infância de Pico de Regalados e Prado S. Miguel, assim como toda a equipa do Primeiro Ciclo do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo, desenvolveram atividades para a Semana da Alimentação.

cemea_semana-alimentacao-2021-22

Os mais novos entoaram canções; confecionaram saladas ou espetadas de frutas; prepararam “menus saudáveis”, sem nunca esquecer os sabores, os cheiros e as cores.

Realizaram-se jogos, pesquisas, apresentações orais e debateu-se a importância da escolha dos alimentos, sem nunca esquecer de referir o desperdício alimentar que existe frequentemente.

Resultaram ainda trabalhos artísticos muito criativos com carimbagem de frutos, pinturas ou composição de rosto, inspirado nas pinturas do célebre Giuseppe Arcimboldo.

Para finalizar, com a ajuda das famílias dos alunos das turmas do 3.º e 4.º ano de escolaridade, elaborou-se uma moldura composta por frutas e legumes do outono, criados por cada aluno, com materiais reaproveitados, para todos no final terem a oportunidade de tirar uma fotografia e recordar esta semana cheia de vivências e aquisições ricas e produtivas.

Como diz o ditado: “Uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!”

cemea_semana-alimentacao-2021-22