Projeto Eco-Escolas da EB de Vila Verde

Esta segunda-feira, dia 22 de novembro, pelas 14h30 na Câmara Municipal de Vila Verde, os alunos de duas turmas da Escola Básica de Vila Verde (EBVV) participaram na inauguração da Exposição itinerante sobre a Floresta Autóctone, "um olhar nas florestas de Portugal", da autoria da CMIA de Viana do Castelo. Nesta inauguração, além dos nossos alunos (do 5.⁰ C e do 5.⁰ D), estiveram presentes inúmeros técnicos do Município de Vila Verde e das Águas do Norte.

ebvv-eco-escolas-semana-da-floresta-autoctone-2021

A presidir a esta inauguração esteve a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, que durante uns bons minutos sensibilizou os nossos alunos para a defesa da Floresta Autóctone e a implementação de práticas sustentáveis. Pediu mesmo "ajuda" aos nossos alunos para que em casa sensibilizassem os pais e irmãos para adotar práticas amigas do ambiente, pois o Planeta Terra é a nossa "Única casa"; não temos outro planeta para vivermos. Estiveram também presentes e usaram da palavra os vereadores dos pelouros da Educação e do Ambiente, e ainda a vereadora do Ordenamento do território.

ebvv-eco-escolas-semana-da-floresta-autoctone-2021

ebvv-semana-da-floresta-autoctone-2021

A seguir a esta inauguração e depois de bem visitada, os nossos alunos tiveram o privilégio de assistir a uma Ação de sensibilização/ informação sobre a Água, promovida pelo técnico das Águas do Norte, o Dr. Rui, um excelente comunicador, que soube com muita mestria solicitar a atenção dos alunos da EBVV, abordando os diversos tratamentos das águas e diversidade microbiana, uma vez que apresentou e explicou num grande ecrã a diversidade de seres vivos microscópicos presentes em amostras de água não potável, que estavam a ser ampliadas naquele momento, num microscópio com um digitalizador na ocular do próprio microscópio. Em suma, as amostras de água estavam ali mesmo à frente dos nossos alunos e a serem analisadas e dissecadas do ponto de vista da sua explicação taxonómica e dos diversos ciclos de vida. Este técnico, que aqui destaco, foi em pouco mais de uma hora um grande Educador Ambiental e muito ajudou a preparar os nossos alunos para desenvolverem diversos conhecimentos nesta área. Mais ainda, ajudou os nossos alunos a alterarem comportamentos e práticas, para se tornarem cidadãos esclarecidos e ambientalmente cultos.

Em suma, mais uma atividade que a Câmara Municipal de Vila Verde, em articulação com a equipa do Projeto Eco-Escolas da EBVV, promoveu com os objetivos de promover práticas sustentáveis e desenvolver uma consciência ecológica nos nossos alunos, o futuro do Concelho, o futuro de Portugal.

Acompanharam estes alunos os docentes do grupo 230, Matemática e Ciências Naturais: a professora Teresa Oliveira e o professor Luís Vaz. A todos aqueles que ajudaram a assegurar este conjunto de atividades... o nosso muito obrigado!

Luís Beleza Vaz

(Membro da equipa do Projeto Eco Escolas da EBVV)