ebn2vv-charco-pedagogico-2021

Os alunos do terceiro ano de escolaridade e as crianças do grupo 4 da Educação Pré-escolar da Escola Básica n.º 2 de Vila Verde (Centro Escolar de Vila Verde), no dia 16 de novembro, realizaram uma visita de estudo à Escola Básica de Vila Verde, na qual tiveram um primeiro contacto com o charco pedagógico e puderam participar em experiências de observação da biodiversidade nele existente com o objetivo de preparar o projeto de construção do charco pedagógico do Centro Escolar de Vila Verde.

ebn2vv-charco-pedagogico-2021

A atividade, realizada em articulação entre o Pré-escolar, o 1.º Ciclo e o 2.º Ciclo do Ensino Básico e integrada nos Projetos Eco-Escolas da EBVV e Clube Ciência Viva na Escola, coordenado pela professora Eugénia Aragão, revelou-se de grande valor educativo e científico. Foi dinamizada pelos professores Luís Vaz e Teresa Oliveira e consistiu na observação, in loco, do Charco Pedagógico e ida ao laboratório para observações da água do Charco recorrendo às lupas digitais e o visionamento de filmes, com um crustáceo da água do Charco, a Daphnia magna (pequeno crustáceo planctônico que pertence à subclasse Phyllopoda. Habita uma variedade de ambientes de água doce, variando de pântanos ácidos a rios feitos de escoamento de neve, e é amplamente distribuída por todo o Hemisfério Norte e África do Sul).

A atividade decorreu tal como o planeado, tendo sido vivida com grande entusiasmo, por parte dos alunos. As professoras educadoras titulares de turma e grupo, Alda Pinto, Ana Maria Melo, Maria Inês Saldanha, Rosa Esteves e Teresa Castro, deram um feedback positivo e mostraram interesse na continuidade da articulação entre ciclos, em futuras atividades, relacionada com as ciências.