No âmbito da Semana da Floresta Autóctone e como forma de participar mais ativamente nas atividades escolares, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Pico de Regalados propôs a plantação de árvores e teve a colaboração do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde e a Junta de Freguesia de Pico de Regalados.

cemea-reflorestacao-2021

Assim, no dia 22 de novembro, ocorreu a atividade de plantação de árvores num local público da freguesia de Pico de Regalados.

Os alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, juntamente com as professoras e a Presidente da Associação de Pais, Márcia Soares, dirigiram-se para um jardim perto da escola. Nesse local, plantaram-se azevinhos e medronheiros.

Para ajudar e explicar a importância das árvores e sua preservação esteve o sr. João, jardineiro ao serviço da Câmara Municipal de Vila Verde, o sr. Marques e outro senhor que apoiou.

O sr. João transmitiu muitos conhecimentos de grande importância de forma simples; ensinou os nomes científicos das árvores; falou sobre o seu género, o seu estado e como se alimentavam. Todos os alunos ficaram a saber qual a melhor forma de tratar as plantas de modo a elas crescerem. Deu também a oportunidade de participar na plantação, usando os instrumentos necessários.

Nas salas de aulas, as crianças ficaram a entender o que são árvores autóctones, as vantagens de as conservarmos e onde as podemos encontrar. Por fim, ilustraram-se e realizaram-se pesquisas sobre árvores autóctones da região.

Este dia teve um impacto substancial, pois todos foram esclarecidos sobre a biodiversidade da região; perceberam a importância das árvores no ecossistema e sentiram-se agentes ativos para a preservação do ambiente. Todos agradecem à Associação de Pais pela iniciativa.

cemea-reflorestacao-2021