Os alunos do 9.º ano do AE de Vila Verde e o 7.º B da EBVV, na manhã do dia 29 de novembro, tiveram a oportunidade de testemunhar o trabalho voluntário humanitário desenvolvido por Bernardino Silva em países do Médio Oriente, África e América Latina, ao proferir a palestra "Direitos Humanos e Contrastes de Desenvolvimento".

ebvv-ebmea-palestra-bernardino-silva-2021

Bernardino Silva, presidente da Comissão Justiça e Paz de Braga, representante de Portugal na Comissão Europeia (COMECE) para os Dias Sociais Europeus e participante em vários congressos nacionais e internacionais, como a Cimeira Pan-Amazónica, em setembro de 2019, é professor de E.M.R.C. na Escola Secundária de Amares.

ebvv-ebmea-palestra-bernardino-silva-2021

Esta atividade, promovida pelos grupos de Geografia e de Educação Moral e Religiosa Católica, em articulação com o Clube Europeu e com a Biblioteca Escolar e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, teve como principal tema "Direitos Humanos e Contrastes de Desenvolvimento". O Dino, como carinhosamente é conhecido, proferiu uma palestra humanamente rica e centrada em dimensões dos Direitos Humanos como a habitação, a alimentação, a saúde e a educação. As fotografias visionadas foram feitas por ele em países como Paquistão, Afeganistão, Iraque, Líbano, Somália, Ruanda, Sudão, República Centro Africana, Congo, Chade, Haiti, Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Vietname, Tailândia, Laos, entre outros. Ao longo da palestra relacionou sempre os conteúdos apresentados com a "Missão Amar(es)", um projeto voluntário que tem com os alunos do ensino secundário com trabalho em Moçambique.

Ficamos com a certeza que todos podem realizar trabalho voluntário, a começar na escola e na nossa rua.