No dia 3 de dezembro, a Escola Básica de Aboim da Nóbrega e a Escola Básica de Atães receberam, respetivamente, as docentes de Educação Especial Daniela Cunha e Ivone Iglésias e a docente Paula Fernandes para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

aevv-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-2021-2022

Nas duas escolas, os alunos assistiram ao conto “O Pequeno Trevo”, de Ana Cristina Luz. Este livro fala-nos de um Pequeno Trevo que nasceu diferente, com 4 folhas, e que, apesar da dificuldade de viver em sociedade no meio envolvente (bosque) onde nasceu, encontrou na inocência das crianças o meio para ser feliz e integrar-se na comunidade.

Os alunos ouviram, ainda, a música associada a esta história “Somos iguais, diferentes” de João Portugal, acompanhada por um vídeo clip.

aevv-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-2021-2022

Depois de um diálogo sobre o conto, os alunos realizaram atividades diversificadas. Na EB de Aboim, as crianças do pré-escolar pintaram um grande trevo de 4 folhas, enquanto os alunos do 1.º ciclo recortaram pequenos trevos e escreveram palavras ou pequenas mensagens positivas, que serviram para decorar o cartaz. No final foram presenteados com uma planta, um trevo de quatro folhas em vaso, que prontamente se disponibilizaram a tratar com todo o cuidado e carinho. Na EB de Atães, os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos escreveram palavras e frases nas grandes pétalas de um trevo e os alunos do 1.º ano pintaram e recortaram pequenos trevos e colocaram-nos ao peito.

A docente Isabel Silva celebrou também esta data nas escolas básicas de Turiz e Esqueiros, pré-escolar e 1.º ciclo, com a visualização de um vídeo e a realização de atividades relacionadas com o mesmo.