No dia 2 de maio, 138 alunos do 9.º ano da EBVV e 9 professores foram assistir à encenação da peça “Auto da Barca do Inferno", pela companhia de teatro “O Sonho”, em Perafita, Matosinhos. Todos ficaram encantados com o espetáculo, tendo interagido com os atores, e assim compreenderam melhor aquele auto vicentino. Não mais esquecerão o Diabo atrevido, o Parvo brincalhão e a provocadora Brízida Vaz.

ebvv-9-ano-porto-2022

Almoçaram no NorteShopping e aproveitaram para fazer algumas compras.

Da parte de tarde, visitou-se o Museu do Holocausto, sito na Rua do Campo Alegre. Este museu, que completa agora um ano de existência, foi construído em memória das vítimas do holocausto. Os alunos puderam ver uma reprodução dos dormitórios do campo de concentração de Auschwitz, uma sala com o nome de 30 mil vítimas, entre as quais Anne Frank, bem como um filme. No final assistiram a um depoimento impressionante de uma vítima judia (hoje com 97 anos) que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, tendo sido sujeita a experiências de laboratório. Este museu procura contar a história da perseguição, tortura e assassinato de mais de 6 milhões de pessoas pela Alemanha de Adolf Hitler. Salienta-se a ação de vários portugueses na salvação de muitos dos perseguidos e que mereceram o Prémio «Justos entre as Nações», um prémio instituído pelo Memorial do Holocausto como reconhecimento a todos os não Judeus que durante a II Guerra Mundial salvaram vidas de Judeus perseguidos pelo regime nazi. Entre eles estão: Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e o Padre Joaquim Carreira.

Esta visita foi promovida pelas docentes das disciplinas de Português e História do 9.º ano, tendo contribuído para o enriquecimento e consolidação das respetivas aprendizagens essenciais.

ebvv-9-ano-porto-2022