Projetos motivadores no ensino a distância

eco-escolas-as-aves-que-me-rodeiam-1920Semana a semana, desde o encerramento das escolas, são vários os desafios que têm sido lançados aos alunos, nesta modalidade de ensino a distância. Desde a adesão plena às aulas síncronas, realização e envio digital de inúmeras tarefas, como construção de vários textos em português e inglês, experiências, pinturas e desenhos, gravação de apresentações individuais, desafios ambientais, de matemática e até de robótica… O resultado é surpreendentemente muito positivo!

Partilho um desafio lançado aos alunos na semana passada “As aves que me rodeiam”; enquadrado nas atividades ambientais do projeto eco-escolas e Escola + Verde. Substituiu-se o espaço escolar pelo espaço envolvente à casa dos alunos e pediu-se aos alunos que criassem comedouros e bebedouros para aves e registassem as espécies que fossem avistando. O objetivo principal deste trabalho era dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade do espaço envolvente à residência dos alunos, dando particular enfoque à diversidade de aves. Os alunos agarraram o desafio, envolveram as famílias e os resultados foram fabulosos.

Um agradecimento às famílias dos alunos que têm sido um apoio fundamental em todo este processo de ensino/aprendizagem à distância.

Turma 30, 4.º Ano, CE MEA

Professora Cecília Araújo