Partilhe esta notícia!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter

ebvv-palestra-exercito-seguranca-defesa-paz-2022-9-ano

No dia 24 de novembro, na Escola Básica de Vila Verde, decorreu uma Palestra subordinada ao tema «Segurança Defesa e Paz», destinada aos alunos do 9.º ano e dinamizada por três militares do Regimento de Cavalaria n.º 6, de Braga.

Esta atividade, da iniciativa das alunas Maria Francisca Silva, Ana Luísa Rodrigues, Leonor Ferreira e do aluno Lisandro Peixoto, da turma E do 9.º ano, sob a orientação da professora Cármen Machado, enquadrou-se na operacionalização nos domínios da Educação para a Cidadania e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

ebvv-palestra-exercito-seguranca-defesa-paz-2022-9-ano

O Sargento Ajudante de Cavalaria Domingos Tomé, acompanhado pela Soldado Helena Leal e pelo Soldado David Vasconcelos, explicou aos alunos o papel das Forças Armadas na manutenção da ordem constitucional e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado Português no âmbito de diversas organizações internacionais que o nosso país integra, nomeadamente ONU, NATO e UE. Dentro destas, destacou o Exército Português como garante da “Segurança, Defesa e Paz”, tal como está patente na Constituição da República Portuguesa. Realçou particularmente a Missão do Exército na defesa militar da República, salvaguardando o património nacional e garantindo a prontidão e eficácia da componente terrestre das Forças Armadas. Destacou ainda o contributo no apoio às populações no âmbito da sua cooperação e parceria com a Proteção Civil, em tarefas relacionadas com a satisfação de necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida das populações, evidenciando o seu inestimável esforço no combate à COVID-19.

Ainda houve tempo para uma demonstração dos mais modernos sistemas de armamento e equipamento, que permite ao Exército Português ombrear com outros Exércitos parceiros nas organizações internacionais às quais Portugal pertence, tornando-nos num Exército credível, de elevada prontidão de competência.

Para além disso, ficou patente a promoção da igualdade de género, uma vez que no presente ano 20% do Exército Português já é constituído por mulheres.

Esta excelente apresentação e o testemunho brilhante dos seus militares irá despertar nos jovens alunos da assistência uma predisposição para que no futuro profissional ponderem integrar as Forças Armadas Portuguesas.

A palestra finalizou com a alusão ao «Dia da Defesa Nacional», atividade de caráter obrigatório em Portugal, que visa sensibilizar os jovens de ambos os sexos para as suas responsabilidades, deveres e direitos, enquanto cidadãos, dando a conhecer as missões e organização das Forças Armadas.

Os alunos estiveram atentos e gostaram da apresentação e da temática.

ebvv-palestra-exercito-seguranca-defesa-paz-2022-9-ano

Os nossos agradecimentos ao Regimento de Cavalaria n.º 6, de Braga, e ao Exército Português.

A Organização:

Maria Francisca Silva, Ana Luísa Rodrigues, Leonor Ferreira, Lisandro Peixoto (9.º E),

sob a orientação da professora Cármen Machado

Categoria: Atividades Escolares

aevv-matriculas

logo-provas-1718

aevv-ope-logo

plano-ead 

giae-online-2017-logo

Ligação Moodle EB VV

Ligação P.A.A. do Agrupamento

Ligação E-Mail Agrupamento

Ligação Moodle EB VV

SeguraNet

instagram-logo

Contactos

EB Monsenhor Elísio Araújo

Morada:
EC Vila Verde - Apartado 105
4731-909 Vila Verde

Telefone: 253 310 370
Fax: 253 310 379

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB Vila Verde - Escola Sede

Morada:
Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Av. Dr. António Ribeiro Guimarães, nº 1360
4730 – 715 Vila Verde

Telefone: 253 310 080
Fax: 253 310 089

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Código do agrupamento:
151774

Quem está online?

Temos 347 visitantes e 0 membros em linha