aevv-palestra-contrastes-desenvolvimento-direitos-humanos-bernardino-silva-2022

O professor Bernardino Silva, na manhã do dia 28 de novembro, testemunhou na primeira pessoa situações de assimetria entre países, relacionando-as com os Direitos Humanos, nas EB Monsenhor Elísio Araújo e de Vila Verde. Os grupos disciplinares de Geografia e de Educação Moral e Religiosa Católica, em articulação com a Biblioteca Escolar, promoveram esta atividade para os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.

aevv-palestra-contrastes-desenvolvimento-direitos-humanos-bernardino-silva-2022

Os alunos tiveram a oportunidade de testemunhar o trabalho voluntário desenvolvido por Bernardino Silva em países do Médio Oriente, África e América Latina.

Bernardino Silva, presidente da Comissão Justiça e Paz de Braga, representante de Portugal na Comissão Europeia (COMECE) para os Dias Sociais Europeus e participante em vários congressos nacionais e internacionais, como a Cimeira Pan-Amazónica (2019), é professor de EMRC na Escola Secundária de Amares.

O Dino, como carinhosamente é conhecido, proferiu uma palestra humanamente rica e centrada em dimensões dos Direitos Humanos como a habitação, a alimentação, a saúde e a educação. As fotografias visionadas foram feitas por ele em países como Paquistão, Afeganistão, Iraque, Líbano, Somália, Ruanda, Sudão, República Centro Africana, Congo, Chade, Haiti, Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Vietname, Tailândia, Laos, entre outros. Falou igualmente da "Missão Amar(es)", um projeto voluntário que tem com os alunos do ensino secundário com trabalho em Moçambique.

Aos alunos, que tiveram um comportamento exemplar, foi-lhes pedido para agirem, a começar pelo trabalho na escola. Está em curso a campanha "Natal + Solidário", razão pela qual é uma excelente oportunidade para pôr em prática o que o professor Bernardino testemunhou.