ebvv-cerca-do-charco-2021

Na manhã deste dia 1 de abril, uma equipa do Projeto Eco-Escolas da Escola Básica de Vila Verde, constituída por professores, montou a cerca do recente Charco Pedagógico, uma bio-estrutura que irá potenciar o ensino das Ciências.

ebvv-cerca-do-charco-2021

Esta atividade, pela sua natureza, não teve a participação dos alunos. Brevemente, no entanto, eles terão a oportunidade de realizar a primeira atividade: a plantação de uma pequena sebe com arbustos indicados para isolarem o Charco. O patrocínio da sebe está a ser conversado com um importante parceiro pedagógico: a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBVV.

ebvv-cerca-do-charco-2021

Aproveitamos para dar uma notícia de última hora. Já temos uma rã que colonizou o charco. Felizmente o repórter fotográfico captou o momento para a posteridade e desafiamos a comunidade educativa a dar um nome à nova inquilina. Os famigerados "alfaiates" também já circulam com grande elegância na interface água-atmosfera.

ebvv-cerca-do-charco-2021

Nos próximos dias, já com os nossos alunos, iremos monitorizar os macro-invertebrados presentes na água e assim iniciar a utilização desta nova ferramenta de ensino na nossa Escola.

Luís Beleza Vaz

(membro do Projeto Eco-Escolas da EBVV)