Na manhã de 11 de junho de 2021, as Marchas Populares estiveram presentes no recinto escolar da Escola Básica n.º 2 de Vila Verde (Centro Escolar). Em articulação com as turmas do 1.º A, 1.º B, 1.º C e 2.º A, a Educadora Silvana Neiva, com o seu grupo de crianças (grupo 5), organizou um desfile de marchas populares alusivas à época festiva do Santo António. As crianças dançaram com os tradicionais arcos e trajes bastante coloridos ao som de temas alusivos a esta época. Foram acompanhados pela respetiva educadora e assistente operacional que supervisionaram e auxiliaram neste desfile. De salientar que foi tido em conta o rígido cumprimento das regras estabelecidas pela DGS (devidas distâncias entre as turmas, higienização das mãos, organização em “bolha”).

ebn2vv-marchas-populares-centro-escolar-de-vila-verde-2021

Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar uma festa e brincadeiras agradáveis às crianças, bem como manter uma tradição que faz parte da nossa cultura e da nossa região.

No final das marchas, criou-se um ambiente ainda mais festivo, apelando aos restantes alunos, docentes e funcionárias que assistiam ao desfile para que também dançassem ao som das diversas músicas alusivas aos santos populares, criando-se um clima de muita alegria, diversão, com muitos sorrisos e gargalhadas.

Esta pequena festa antonina foi a prova de que “cooperação/colaboração” são palavras cada vez mais carregadas de muito sentido em que as crianças têm no sorriso o dom de trazer felicidade a quem as rodeia.