Um projeto desenvolvido a partir da "Arca dos Contos"

Os alunos das Escolas Básicas de Gême (turmas 11 e 12), Lanhas (turmas 13 e 14) e Turiz (turmas 23 e 24) apresentam, em formato vídeo, o resultado do projeto levado a cabo pela Técnica de Teatro e Expressão Dramática, Carla Cunha, em articulação com os professores titulares de turma, Maria da Conceição Fernandes e João Capa (EB Gême), Paulo Pimenta e Luísa Pereira (EB Lanhas), Fátima Barbosa e Maria João Santos (EB Turiz). Contou ainda com a participação da professora Emília Araújo, das assistentes operacionais Cristina Moreira, Cristina Marques, Manuela Varela e Sameiro Dias, bem como dos encarregados de educação.

As aventuras de uma princesa - Turmas 11 e 12 - EB de Gême

A luta pela capa mágica - Turmas 13 e 14 - EB de Lanhas

O gato e os óculos mágicos - Turma 23 - EB de Turiz

O sonho maluco - Turma 24 - EB de Turiz

O projeto foi desenvolvido desde março, no âmbito do projeto de Expressão Dramática e Teatro do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, que se insere no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) e teve como ponto de partida o recurso educativo “A Arca dos Contos”.

A “Arca dos Contos” é constituída por um conjunto de cartas baseadas em personagens, espaços e objetos do universo dos contos tradicionais. A partir das cartas escolhidas por cada grupo, os alunos criaram diferentes histórias que foram, posteriormente, adaptadas para texto dramático a fim de ser representado por toda a turma.

Através desta atividade, os alunos tiveram oportunidade de trabalhar em grupo, debater ideias, desenvolver a criatividade e representar diferentes papéis, tendo-se envolvido com entusiasmo e autonomia.

E estão todos de parabéns!