No próximo dia 9 de junho, sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, haverá uma recolha de sangue na Escola Básica de Vila Verde - sede do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, promovida pelo Grupo 230 do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP (IPST).
A Dádiva de Sangue tem como objetivos sensibilizar novos dadores e fidelizar todos aqueles que já doaram sangue em outras ocasiões, apelando à necessidade de garantir as reservas suficientes para cobrir todas as situações de doença.
Vantagens em ser doador: todo o cidadão que tenha efetuado pelo menos uma dádiva de sangue, pode ter o Cartão Nacional de Dador de Sangue (CNDS); análise do sangue recolhido com rastreio de algumas doenças.
Pode dar sangue qualquer indivíduo que tenha um bom estado de saúde, hábitos de vida saudável, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.
A pré-inscrição é necessária para que as entidades envolvidas na recolha possam controlar e ter material suficiente para todos os dadores.