erasmus+-KA1-2021-2022

No quadro do Programa Erasmus+ KA1 da Comissão Europeia, o projeto “CLIL - Missão Possível” do Agrupamento de Escolas de Vila Verde propõe a realização de oito mobilidades de docentes dos diversos grupos disciplinares e implica a frequência de cursos estruturados que visam desenvolver competências na área das metodologias e estratégias de ensino inovadoras, com destaque para a metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL).

São objetivos do projeto:

• Potenciar competências que permitam explorar os benefícios da metodologia CLIL de forma a revolucionar as estratégias de ensino centradas nos alunos e passíveis de desenvolver competências transversais;
  • Potenciar o desenvolvimento de competências relevantes como a criatividade, o pensamento crítico, a metacognição e outras competências chave;
  • Conhecer professores de diferentes nacionalidades no quadro da União Europeia, promovendo o envolvimento em experiências de aprendizagens interculturais e a construção de uma rede de cooperação internacional para o futuro;
  • Aumentar as competências linguísticas da comunidade educativa, de forma a conseguir envolver em projetos internacionais um cada vez maior número de pessoas, bem como promover a diversidade linguística da União Europeia;
  • Desenvolver nos alunos a motivação, a confiança, bem como as suas competências comunicativas em todos os domínios de acordo com o Quando Europeu Comum de Referência, sem descurar o reforço das competências interculturais no quadro de uma Europa multilingue, multicultural e interativa;
  • Disseminar práticas inovadoras com a criação círculos de formação entre pares;
  • Promover a internacionalização da instituição através da fundação de uma rede de parcerias.

Os eventos de formação têm uma duração média de cinco dias e podem ser realizados em países parceiros como a Irlanda, Itália, Malta, República Checa, Finlândia, Estónia, Grécia.

Os participantes serão selecionados de acordo com os critérios de seleção ratificados em Conselho Pedagógico que se elencam: domínio da língua inglesa (nível mínimo de proficiência B1); alcance de grupos disciplinares/ departamentos; necessidade de formação avançada na área em destaque; objetivos claros para a atividade de mobilidade.

Constituem-se como critérios de desempate, por ordem crescente, os seguintes: candidatos que nunca participaram em cursos estruturados; candidatos que já participaram em mobilidades com funções de coordenação; candidatos que já participaram em mobilidades e realizaram tarefas de disseminação de aprendizagens; ordem de inscrição.

Os candidatos devem apresentar candidatura via eletrónica em formulário próprio até ao dia 30 de novembro, fazendo parte integrante dela a submissão de um questionário de autoavaliação online relativo às suas competências linguísticas na língua alvo, de acordo com o QECR.

A equipa Erasmus KA1

Categoria: Projetos Europeus