erasmus-antalya-setembro-2022

Estes dias passados em Antalya têm sido uma oportunidade para experiências extraordinárias, algumas delas inesperadas.

Desde logo, o facto de todos os alunos estarem alojados no dormitório da escola, o que tem permitido reforçar laços de camaradagem e amizade entre todas as delegações.

erasmus-antalya-setembro-2022

A riqueza patrimonial dos sítios arqueológico e lugares até agora visitados, assim como o centro de ciência visitado, tem proporcionado aprendizagens muito significativas no domínio da História, da Astronomia, da Física, mas também das tradições e da cultura turcas.

Tem sido, efetivamente, um vasto e intenso programa que nos levou a lugares como Perge, Aspendos e Side, a visitar e explorar importantes núcleos monumentais, essencialmente, de origem helenística e romana, com particular destaque, em Perge, para o estádio, as termas e um monumental complexo constituídos pelos vestígios de torres defensivas helenísticas, a ágora e uma extensa avenida ladeada de colunas, com um canal de água central.

erasmus-antalya-setembro-2022

Em Aspendos foi possível conhecer um teatro romano, com uma capacidade para 8.000 pessoas que ainda hoje é utilizado em espetáculos musicais e outros.

Side foi o lugar escolhido para um fim de tarde a banhos nas águas quentes do Mediterrâneo Oriental e uma homenagem ao rei Sol, acompanhando o seu ocaso, junto ao templo de Apolo, que data do século II d.C.

erasmus-antalya-setembro-2022

O Centro de Ciência de Antalya, constituídos por espaços para aprendizagens relativas à formação da Terra, à formação do Homem, fenómenos atmosféricos, astronomia, produção de energia, bem como um museu dedicado ao brinquedo, às tradições culturais turcas, e um espaço ajardinado com miniaturas dos monumentos mais significativos da Turquia, permitiu a aquisição/ consolidação de importantes aprendizagens.

A gastronomia turca tem sido também uma surpresa, pese embora a estranheza da mesma, sobretudo para os mais pequenos.

Categoria: Projetos Europeus