Alunos e professores da EBMEA estão em Falticeni, na Roménia, no âmbito do projeto Erasmus+KA2, Cultural Heritage and ICT. É a segunda mobilidade deste projeto que, para além da Roménia e de Portugal, conta também com a participação de duas escolas da Turquia, das cidades de Ankara e Antalya e da Lituânia.

ebmea-erasmus-romenia-1920

No primeiro dia, da parte da manhã, foram desenvolvidas as atividades de boas-vindas, de apresentação das delegações, através de pequenos vídeos/fotografias dos respetivos países/cidades e a escola de origem, bem como a divulgação de pratos típicos de cada país. Do nosso país, as receitas apresentadas foram pataniscas, pica no chão, leite creme e limonada. Durante o período da tarde, depois de uma cerimónia de apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal de Falticeni, foram visitados diversos museus da cidade, como a Galeria Oamenilor de Seama / Galeria de gente famosa, sedeada na antiga casa dos escritores Horia e Vasile Lovinescu; o Museu da Água e o Museu de Arte “Ion Irimescu”, escultor romeno que também dá nome à escola visitada e que é considerado um dos mais representativos museus da Europa dedicados a um artista e, nesta categoria, o maior da Roménia. No segundo dia, depois de dum concurso centrado em temas da cultura dos países envolvidos neste projeto, através da aplicação Kahoot, o grupo dedicou o resto do dia a atividades artesanais em Dolhesti.

Como de costume, têm sido dias de intensas atividades, nas quais as delegações se têm empenhado dedicadamente.

ebmea-erasmus-romenia-1920

Categoria: Projetos Europeus