Semana da Alimentação e Bem-estar – EBMEA

Na semana de 27 a 31 de janeiro tivemos uma semana dedicada à Alimentação <-> Bem-estar, promovida pela equipa do PES com diversas atividades que se realizaram de uma forma integradora com vários parceiros das áreas disciplinares das Ciências, Cidadania e Desenvolvimento, de Educação Tecnológica, Educação Visual  e com parceiros da comunidade. A escolha deste tema surge do papel importante que a Escola tem na promoção de uma educação alimentar saudável dos alunos.

Os nossos alunos tiveram a oportunidade de se envolverem em várias atividades práticas em que foram autores, observadores e participantes ativos. Estas atividades foram tão diversificadas que proporcionaram experiências significativas no seu desenvolvimento.

Na biblioteca da EBMEA tivemos  a Exposição roll up ”Homo numericus- água na boca”, projeto STOL da Universidade do Minho. Os alunos tiveram a possibilidade de conhecer o valor nutricional de vários alimentos que eles ingerem diariamente, nomeadamente, no que diz respeito à quantidade de açúcar e de sal. Os alunos aprenderem que os portugueses consomem muito açúcar e sal de acordo com os valores referidos pela Organização Mundial de Saúde e da pertinência de moderar o seu consumo para o seu bem estar.

No refeitório estiveram os alunos das turmas A, B, C, D e E do 8.º ano de escolaridade,    que constituíram brigadas da alimentação. Esses alunos adotaram um papel de  mediadores e de conselheiros na adoção de uma alimentação saudável e equilibrada.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Várias turmas quiseram contribuir para esta semana com diversos projetos criativos e inovadores. Entre eles tivemos o projeto do “Poster do sistema digestivo” desenvolvido pela turma do 9ºA; o projeto “A ciência está no menu” realizado pela turma do 8ºE; o projeto  “Chá das 2, pão-de-ló com ciência” e o projeto “Exercício físico com ciência, jogo de inventar histórias”  ambos desenvolvidos pelo 9ºD; e o projeto da  “A dieta mediterrânea” realizado pela turma do 9ºB. Todos estes projetos tiveram a supervisão da Professora Eugénia Aragão.

O Clube da Ciência Viva contribuiu com duas atividades: ”Mousse de chocolate com ciência” e “Quantos sabores é que a nossa língua pode sentir?” que tiveram lugar no Espaço Casa.

Nos intervalos do período da manhã tivemos os alunos das turmas do 5ºB, 5ºC e o 6ºB a distribuir fruta a todos os colegas, facultada pelo Inter Marche. Esta iniciativa permitiu que todos os alunos optem por alimentos mais saudáveis em detrimento dos alimentos muito processados.

Os alunos das turmas do 5ºB, 5ºC e o 6ºB realizaram vários cartazes sobre a alimentação saudável e equilibrada, que foram expostos na escola para toda a comunidade escolar visionar.

O Workshop “ Produtos PROVE da horta ao prato” dinamizado pelo Engenheiro Paulo Pereira, da ATHACA, com a colaboração da cozinheira Andrea permitiu aos alunos conhecerem cabazes de produtos hortícolas biológicos da região e da época e de os cozinhar  com a ajuda da cozinheira Andrea. A atividade revelou-se muito interessante , uma vez que os alunos também aprenderam o que fazer com os restos orgânicos dos alimentos.

Durante a semana também decorreram palestras sobre a saúde das plantas dinamizadas pelo INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) para os nossos alunos do CEMEA e CEVV.

O Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo participou ativamente nesta semana com a Canção da Alimentação (TOP) (turma 27 do 2º ano), com a declamação do “Poema às massas” e “ Minha Amiga da China (turma 29 do 3º ano) e com a leitura de provérbios sobre alimentação e cantando a música “Laranjas e bananas”  (turma 31 do 4º ano).

Os nossos alunos de 6ºano e 9ºano da EBMEA frequentaram o workshop –  “Show cooking” dinamizado pelos alunos dos Cursos Técnico de pastelaria/padaria e Técnico de restaurante /bar da EPATV. Esta atividade dividiu-se em 4 partes: começou por ensinar os alunos a fazerem águas com sabores para trazerem para a escola e para consumirem em casa, em detrimento dos refrigerantes pouco saudáveis; ensinaram a fazer panquecas e sandes saudáveis para os lanches e pequeno almoço e, por fim ensinaram os alunos  a fazer pão escuro de forma fácil e prática.

No dia 30 realizou-se uma ação de sensibilização sobre “Hábitos de Alimentação saudável” para os encarregados de educação da EBMEA dinamizada pela Enfermeira Catarina Carvalho.

Finalizamos agradecendo a todas as entidades: Universidade do Minho; Escola Profissional Amar-Terra-Verde (EPATV); Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave (ATHACA); Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV); Intermarché; Clube “No pico da Ciência” e Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Vila Verde que trabalharam em parceria com a nossa escola pois é desta forma que contribuímos todos para que os nossos alunos adoptem comportamentos que promovam saúde e bem-estar.