Alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde estiveram presentes na Noite dos Investigadores em Braga (NEI) com demonstrações inseridas no tema “CIÊNCIA E TECNOLOGIA – UM CONTRIBUTO PARA A SUSTENTABILIDADE”
A Escola de Ciências da Universidade do Minho desafiou os alunos de Ciências Naturais / Clube de Ciências – “No Pico da Ciência” do Agrupamento a participar nas quase dez horas de experiências, demonstrações, exposições e workshops para todos.
Os alunos aceitaram mostrar os seus trabalhos de ciência sobre o tema “SCICITY – Ciência na Cidade”. Assim, os visitantes na nossa demonstração – “ Ciência e Tecnologia – um contributo para a sustentabilidade” aprenderam a fazer a própria pasta dos dentes e creme hidratante.
Das mais de três dezenas de atividades científicas experimentadas no dia 27, no Altice Forum Braga, duas foram desenvolvidas por alunas do Agrupamento de Vila Verde.
A iniciativa coordenada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) inseriu-se na 15ª edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que teve como tema “Ciência na cidade” e decorreu em simultâneo em mais de 300 cidades de 30 países .
A NEI é dinamizada desde 2005 pela Comissão Europeia, com o fim de afirmar a interação dos cientistas com o público, permitir descobrir a ciência de forma divertida e promover a investigação científica.
Os temas atuais que mais preocupam – o consumo excessivo de plásticos, microplásticos e alternativas ao seu uso, os desafios alimentares no futuro e a nossa pegada ecológica, bem como os biocombustíveis, a valorização dos resíduos orgânicos e a reciclagem diária, passando pela importância das abelhas, foram abordados através de alertas e chamadas de atenção para as preocupações ambientais.
A ideia-chave que devemos reter é: O futuro depende de todos nós, é preciso cuidar dele hoje!
Poderá consultar as restantes fotografias aqui