No Agrupamento de Escolas de Vila Verde, à semelhança dos anos anteriores, participaram vários alunos nas diversas categorias do concurso internacional Canguru Matemático Sem Fronteiras.
O aluno Gonçalo Araújo, do 3.º ano da EB de Barbudo (Turma 5), ficou classificado em 1.º lugar, na categoria Mini-escolar II, ao nível do Concelho de Vila Verde, e obteve um excelente 6.º lugar ao nível nacional, o que significou também o 3.º lugar ao nível do distrito de Braga.
Outros 4 alunos, da mesma turma, Dinis Cunha, Mariana Neves, Francisca Lima e Gonçalo Cerqueira, classificaram-se nos 100 primeiros lugares a nível nacional; o Gonçalo Cerqueira ficou em 6.º lugar ao nível do Concelho. Os resultados foram divulgados aqui.
Participaram neste concurso mais de 70 000 alunos a nível nacional em todas as categorias. O concurso consiste na realização de uma prova de questões com escolha múltipla. Os melhores alunos ao nível de cada escola têm um certificado. Os melhores ao nível nacional têm um prémio complementar.
A atividade contribuiu para despertar nos alunos a consciência de que resolver problemas é uma conquista pessoal muito recompensadora.
A Associação Canguru Sem Fronteiras tem caráter internacional com o objetivo de promover a divulgação da matemática e é responsável pela organização anual do Concurso em todos os países participantes. Este concurso pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades. Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, que trabalha em articulação com as escolas de todo o país. O concurso teve origem na Austrália no início dos anos 80, sendo depois propagado internacionalmente!