Na semana de dezembro, na Filosofia para Crianças, os alunos perceberam que somos todos mais parecidos do que se pensava e trabalhou-se o conceito de pessoa como um ser relacional e emocional. No início de cada sessão de Filosofia para Crianças (FpC), os alunos são interpelados a evocar o que trabalharam desde o início de implementação do projeto, mobilizando a memória associada às emoções e noções trabalhadas.
Durante a semana, nas suas atividades diárias, foi-me relatado pelas Educadoras que os alunos relacionam o que vai acontecendo com as sessões, comparando gestos, atitudes, situações. É de notar que, na primeira sessão, foram trabalhados o significado e a articulação da palavra filosofia. No momento presente, esta palavra, tão estranha no início, já foi incorporada no léxico dos alunos e no discurso dos mesmos.
Efetivamente, não obstante terem 5 anos, comportam-se de forma diferente quando vêm à biblioteca escolar para a FpC. Têm consciência de que têm de estar muito atentos a tudo, mal entram na biblioteca, sobretudo às instruções dos jogos e às regras do diálogo, e que estão a participar num projeto especial.
Helena Guimarães