Alunos da EB de Vila Verde na sessão do Parlamento dos Jovens

A sessão distrital do Parlamento dos Jovens teve lugar nos dias 27 e 28 de março, em Braga, nas instalações do Auditório Vita.

A representação da nossa escola esteve a cargo dos alunos: Gonçalo Gonçalves Faria, do 9.º A, e Martim Soares Ferreira, do 7.º G, devidamente assessorados pela deputada suplente, Sofia Antunes Afonso, do 9.º A.

A Sessão de abertura contou com a participação dos alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian que interpretaram de forma brilhante o Hino de Braga, o Hino Nacional e o Hino da Europa.

Seguidamente, tomaram a palavra as individualidades convidadas: o Deputado da Assembleia da República, Ex.mo Sr. Dr. Firmino Marques, a Ex.ma Sra. Vereadora da Pelouro da educação do município de Braga, Dra. Carla Sepúlveda, o Ex.mo Sr. Dr. Luís Carlos Lobo, em representação da DGEstE, e a Ex.ma Sra. Dra. Glória Teixeira, em representação do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Todos enalteceram o trabalho de alunos e professores, louvando o entusiasmo e generosa colaboração destes últimos.

O evento teve a participação de 150 alunos de 50 escolas, e no final dos trabalhos resultou a eleição dos deputados das cinco escolas, que irão representar o distrito de Braga na Sessão Nacional. Os deputados efetivos da nossa escola, Gonçalo Faria e Martim Ferreira, tiveram uma prestação brilhante na apresentação e defesa do Projeto de Recomendação da Escola Básica de Vila Verde.

O tema em debate neste ano letivo era «Saúde Mental nos Jovens, Que desafios e Que respostas?», temática muito atual, em que os deputados das diversas escolas se empenharam bastante na procura de possíveis soluções para esta problemática. No Projeto de Recomendação que o distrito de Braga vai apresentar na Assembleia da República consta medidas que passam por criar um voucher de saúde mental, pelo Ministério da Saúde, destinado aos jovens, que assegure o acesso gratuito a profissionais de saúde mental; implementar sessões de mindfulness de 5 a 10 minutos nas aulas de 90 a 100 minutos, cujos professores decidam aderir; aumentar o número de psicólogos no SNS por agrupamento de Centros de saúde (ACES) e  agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas; aumentar as ações de sensibilização e dos recursos psicológicos nas unidades de saúde e nas escolas e proporcionar espaços em cada autarquia, onde grupos de jovens possam falar sobre os seus problemas, orientados por um técnico de saúde mental.

Parabéns aos «nossos deputados e deputada» e os nossos agradecimentos a todos os alunos que participaram neste Programa.