Durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que decorreu entre 25 e 28 de novembro, o clube de Ciência Viva no “Pico da Ciência” levou à sala de aula quatro workshops e dois desafios.
O auxílio de cientistas e investigadores foram inestimáveis na abordagem das temáticas escolhidas. Assim, o primeiro workshop “O Incrível Mundo das Abelhas” veio lembrar-nos como as abelhas são extremamente importantes e como sofrem, atualmente, uma série de ameaças à sua vida no nosso planeta. Neste workshop pretendeu-se alertar a comunidade/alunos para a importância desta espécie e de que forma a podemos proteger. A promoção na construção um enxame (móbil) foi ótimo e no final, apurar o gosto com um dos produtos mais conhecidos da sua criação – O mel -, foi um dos momentos altos deste encontro com a bióloga Alexandra Fernandes.
Ainda com a mesma bióloga, o tema, “Mais Plástico do que peixe”, deu permissão à identificação de habitats aquáticos (naturais e artificiais), à identificação de espécies de flora e fauna no espaço dentro e no espaço envolvente da escola. Observou-se o comportamento dos animais, fez-se pesquisa de informação (livros, internet…), realizou-se reunião de trabalho com um especialista, encetou-se uma visita ao local de trabalho de investigadores. Todas as tarefas propostas nesta atividade culminaram positivamente com uma palestra.
Outras atividades, mas já com médicos, foram, também, levadas a cabo. Os temas foram: “O Corpo Humano e Saúde Preventiva” e “ DNAteca”.
Deste modo, deu-se corpo a um conjunto de atividades com o uso de estetoscópios e de medidores de pressão arterial. Realizou-se a observação ao microscópio de lágrimas de sangue e saliva. Os alunos foram convidados a participar de uma forma ativa e lúdica. Houve tempo também para atividades experimentais que foram dinamizadas em conjunto com um quiz interativo sobre corpo humano e saúde preventiva. Já DNAteca foi uma atividade que envolveu os discentes organizando-se uma coleção de ADN a 3 D que deu motivo a uma exposição original no átrio da escola.
Finalmente, o primeiro desafio que se intitula – “Respect the world and save the watet” é um projeto para a participação no projeto a nível nacional. Neste, iremos estudar o lago da escola sobe a orientação de um especialista. E o segundo desafio é “Pão com Ciência Dentro” teve início com quatro atividades experimentais para tentar compreender os processos biológicos e químicos que ocorrem na preparação do pão (até à cozedura).