Escolas Promotoras de Saúde e Sustentabilidade

I Congresso Nacional

No dia 30 de junho, no auditório da Universidade do Minho, realizou-se o I Congresso Nacional sobre Escolas Promotoras de Saúde e Sustentabilidade: Priorizar a Saúde de Crianças e Jovens para Promover o Envelhecimento Ativo e Saudável. Este foi criado no âmbito do projeto europeu ERASMUS + “School Health in Europe for Active and Healthy Ageing – SHE4AHA”.

O objetivo geral do SHE4AHA é melhorar o ambiente escolar para promover a saúde e o bem-estar entre as crianças em idade escolar. O projeto baseia-se na Abordagem Escola Promotora de Saúde (EPS) – uma abordagem amplamente reconhecida como muito eficaz pela comunidade de investigadores. Um total de 15 escolas piloto de 5 países europeus receberam formação prática para implementar a Abordagem da EPS. Os países são Dinamarca, Eslovénia, França, Islândia e Portugal.

Assim, neste I Congresso, foram divulgados cinco estudos de caso de boas práticas, no norte de Portugal, que evidenciam as potencialidades do material SHE e a qualidade dos docentes portugueses e das lideranças na promoção da saúde na comunidade escolar. Neste contexto, o Congresso destinou-se a alunos e profissionais de Ensino, Educação, Serviço Social, Psicologia, Saúde, Sociologia e outras áreas afins que se preocupam com a defesa da promoção de saúde em diferentes contextos. O nosso agrupamento apresentou o estudo “Laços Vivos entre Escolas: cocriação em ação para a promoção da saúde e do património local”. Neste estudo foram avaliadas várias práticas desenvolvidas sobre saúde Mental.

A equipa de cocriação de Laços Vivos

Em Mesa Redonda para nos falar em Sustentabilidade das EPS: Recomendações para as Práticas e Políticas Locais, tendo como moderador: Rui Lima – Coordenador do domínio Saúde da Educação para a Cidadania na Direção-Geral de Educação, estiveram presentes os Diretores:  Diretora do AE Carlos Amarante; Diretor do AE Vieira de Araújo; Diretora AE de Moure e Ribeira do Neiva; Diretor AE Joane e o Diretor AE Vila Verde.  Desde já, o nosso muito obrigada, pela presença do nosso Diretor, Alberto Rodrigues, que muito nos honrou com as suas palavras e apoio.

Por detrás deste grande projeto, temos uma Comissão Organizadora ativa, persistente, determinada: Teresa Vilaça (Coordenadora) – CIEC-Instituto de Educação, Universidade do Minho; Graça S. de Carvalho – CIEC-Instituto de Educação, Universidade do Minho;  Ana Cunha – Escola Secundária Vieira de Araújo (AE de Vieira do Minho);  Eugénia Aragão – Escola Básica Monsenhor Elísio de Araújo (AE Vila Verde);  Jeremias Lello Correia – CIEC-Instituto de Educação, Universidade do Minho; Manuela Sousa – Escola Básica Ribeira do Neiva (AE de Moure e Ribeira do Neiva); Margarida Alves – Escola Básica de Gualtar (AE de Carlos Amarante); Moisés Santos – CIEC-Instituto de Educação, Universidade do Minho;  Paula Queiroga – Escola Básica Bernardino Machado (AE Joane); Sofia Martins – CIEC-Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Um bem-haja a todos pelo excelente trabalho!