No dia 4 de novembro, a turma 45 do 4.º ano da Escola Básica n.º 2 de Vila Verde, acompanhada pela professora titular Raquel Morais, pela professora de Inglês Cecília Pereira e pelas docentes de Inglês do grupo 120, foi a selecionada para receber nove alunos da escola espanhola Escola Torroja I Miret, no âmbito do Projeto Erasmus+.
A jornada começou com a deslocação à escola-sede do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Os alunos da T45 tiveram a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos de Inglês ao realizarem a sua apresentação nesta língua. Os estudantes espanhóis também partilharam informações sobre si e, no final, todos tiveram a oportunidade de colocar algumas questões, promovendo um verdadeiro momento de troca cultural.
Seguidamente, realizou-se uma visita guiada pela escola para dar a conhecer o funcionamento do nosso sistema de ensino, bem como as salas e metodologias de aprendizagem utilizadas.
Após a visita, o grupo almoçou na cantina da escola e, durante a tarde, dirigiu-se ao centro de Vila Verde. Aí, puderam visitar a Casa do Conhecimento e participar em diversas atividades lúdicas e educativas. De seguida, visitaram a Câmara Municipal de Vila Verde, onde foram recebidos pelo Vereador da Educação. Antes do regresso a casa, puderam ainda saborear a tradicional bola de Berlim.
Esta experiência proporcionou a todos os participantes um dia repleto de partilha, aprendizagem e convivência intercultural, reforçando os valores do Projeto Erasmus+ e aproximando ainda mais os alunos das duas escolas. As memórias construídas ao longo desta jornada irão, certamente, acompanhar os estudantes e motivá-los a continuar a descobrir e valorizar outras culturas.
Ficam aqui algumas impressões dos alunos envolvidos:
Eu adorei ter a oportunidade de conhecer as crianças que nos vieram visitar porque fiz novas amizades e aprendi coisas novas. Eu gostei muito de ir à Escola Básica e de os conhecer melhor, de conversar e de divertir-me com eles. Eu adorei conhecer os meus novos amigos! (Leonor Rodrigues)
Para mim esta experiência foi maravilhosa porque fiz amigos novos e conheci culturas diferentes. Uma das coisas que mais gostei foi de ir à Casa do Conhecimento. Adorei a oportunidade. (Sara Pereira)
A minha experiência com os meninos espanhóis dos Erasmus foi incrível, divertida e fantástica. No primeiro dia, fomos conhecê-los na EB de Vila Verde, e foi quando conheci as meninas chamadas de Vera, Emma e Isabela. Eu fiquei mais próxima da Vera, com a minha amiga Leonor e Sara, fizemos-lhes muitas perguntas e elas a nós e ficamos a conhecê-las melhor. Mais tarde, saímos da escola e fomos todos visitar a Câmara Municipal e a Casa do Conhecimento. Na Casa do Conhecimento divertimo-nos muito com as atividades e o que eu mais gostei foi a impressora 3D que estava lá. Eu senti-me muito feliz e aprendi coisas novas. No autocarro, rimo-nos muito com as piadas. No segundo dia, apresentámos uma música, fiquei um bocado nervosa, mas diverti-me muito. Perto da hora de almoço, dancei e diverti-me muito a imitar as danças do professor Vítor. No final da dança, trocamos os nossos emails para continuar a manter o contato. Concluindo, gostei muito da experiência e aprendi muito.” (Inês Antunes)
Eu adorei a minha visita de estudos, pois eu fiz muitos amigos, brinquei com eles. Essa experiência foi muito divertida, porque fomos à casa do conhecimento de Vila Verde, conhecemos a escola básica. Fizemos uma apresentação oral para eles, e eles apresentaram-se a nós, e fomos à câmara municipal. (Manuel Rocha)
Eu gostei da experiência foi muito divertida e foi muito bom experimentar a bola de Berlim que nunca tinha comido. Dei o meu máximo para que a minha glicemia não subisse e deu certo para não te assustar, teacher. (Emanuelle Moreira)
Gostei de fazer a apresentação e de comer a bola de Berlim. Gostaria de ter falado mais e deixar de ser tímida. Muito obrigada pela atividade. (Beatriz Cunha)
Gostei muito de estar na EB de Vila Verde e de fazer a minha apresentação. Vicente Polycarpo













