UP Cávado: empreendedorismo nas escolas

Expo Empresas Escolares

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde (AEVV) participou na Expo Empresas Escolares do 3.º Ciclo, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) em colaboração com os seis municípios que integram a NUT III Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro), no âmbito da 2.ª edição do projeto «UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas». O Parque Municipal de Barcelos foi o palco para este evento que envolveu cerca de 500 alunos do 3.º Ciclo, oriundos dos seis municípios do Cávado, no dia 31 de maio de 2019.

Os alunos do Curso de Educação e Formação – Operador de Sistemas Informáticos, da Escola Básica de Vila Verde, apresentaram a plataforma TOPAS, desenvolvida nas aulas de Informática e de Cidadania e Mundo Atual, com a colaboração de Inglês. Na plataforma TOPAS, entidades como escolas, bibliotecas, câmaras municipais, centros de saúde, centros comerciais, ou outras, podem registar pertences perdidos nesses espaços (roupas, jóias, carteiras e animais…) que, posteriormente, estarão disponíveis para consulta na plataforma. As entidades interessadas neste tipo de serviço, devem fazer uma inscrição prévia, responsabilizando-se pela veracidade dos pertences/dados que registam.

O projeto apresentado pelos alunos do Curso de Educação e Formação – Operador de Fotografia, da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, desenvolvido nas aulas de Cidadania e Mundo Atual, teve como ponto de partida a divulgação da cultura de Vila Verde, nomeadamente monumentos, tradições e outros aspetos culturais. O projeto culminou com a gravação de alguns desses elementos no fundo de um copo e cujo objetivo seria a sua comercialização.

Parabéns a todos os participantes pela dedicação e compromisso!