Visita de estudo ao Porto – EBMEA

No dia 3 de maio, os alunos do 9.º ano, da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, participaram numa enriquecedora jornada educativa e lúdica, em Matosinhos e na cidade do Porto.

A manhã foi preenchida com uma ida ao teatro, para assistir à pedagógica e hilariante representação da peça Auto da Barca do Inferno, no auditório de São Mamede de Perafita, em Matosinhos.

Os jovens espetadores tiveram a oportunidade de constatar a transformação de um texto escrito, lido e estudado na sala de aula, num texto representado e de contactar com uma das mais belas formas de expressão artística, para além de terem oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre aquela obra literária, parte integrante do programa de Português.

Cumprindo a máxima de Gil Vicente, os alunos sistematizaram, assim, a rir, os conteúdos abordados nas aulas de Português.

Depois de um reconfortante almoço no MAR Shopping, seguiu-se um cruzeiro no rio Douro, que contemplou o Percurso das Seis Pontes, proporcionando uma visão diferente da deslumbrante e ímpar zona ribeirinha da cidade e veiculou informações interessantes sobre a relevância histórica daquelas travessias fluviais e de alguns outros monumentos a partir dali avistados.

Na disciplina de Matemática os alunos registaram que a função quadrática é frequentemente usada na construção de pontes, especialmente na determinação da forma da curva de uma ponte suspensa ou em arco. Além disso, também constataram que as isometrias são amplamente utilizadas na construção de azulejos, são ferramentas que permitem a criação de padrões repetitivos e simétricos que podem ser esteticamente agradáveis e funcionalmente úteis.

No âmbito da disciplina de Geografia, os alunos deveriam reconhecer o impacto da utilização da água e das atividades humanas sobre a qualidade dos recursos hídricos, valorizar a importância dos rios no ordenamento do território e de comparar os diferentes tipos de transporte.

Complementarmente, houve ainda tempo para um passeio pedestre no centro histórico do Porto.

A visita de estudo revelou-se enriquecedora sob todos os pontos de vista: cultural, histórico e artístico, tendo sido plenamente alcançados os seus objetivos.

Os coordenadores da visita:

Laurinda Queirós, Fernando Soares, Natália Magusteiro, Gabriela Gonçalves e

Mónica Sousa