Projeto de articulação na EB n.º 2 de Vila Verde

No âmbito do processo de articulação vertical entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizada durante o mês de maio na Escola Básica n.º 2 de Vila Verde, a Turma 34, do 2.º ano de escolaridade, e o Grupo 4, da Educação Pré-escolar, levaram a cabo um projeto de Educação Literária, tendo como referência o livro “Estranhões e Bizarrocos” do escritor José Eduardo Agualusa.

A obra foi explorada pelos alunos da turma da professora Alda Pinto, através de múltiplas abordagens pedagógicas, e foi posteriormente apresentada, por estes, aos meninos da Educação Pré-escolar, da Educadora Inês Saldanha.

Na sequência deste trabalho foram concebidos, pelas crianças da Educação Pré-escolar, personagens tridimensionais representativos dos protagonistas da obra. O Projeto culminou com a realização de um filme,​ cuja locução esteve a cargo dos alunos da Turma 34 e o epílogo do mesmo é fruto da criatividade e da imaginação das crianças do Grupo 4.

Foi uma atividade extremamente rica, criada numa articulação muito estreita e fluída entre as profissionais e numa grande cumplicidade entre os alunos e as crianças envolvidos e através da qual foram desenvolvidas variadas competências e conhecimentos que contribuirão para uma mais perfeita integração dos meninos da Educação Pré-escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico e para o desenvolvimento de um perfil de aluno mais rico, criativo e diversificado aos alunos do 2.º Ano.