Exposição: “Expansão Marítima, Portugal o primeiro país nos Descobrimentos”

Esta exposição reúne trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 5.º ano, da Escola EB Monsenhor Elísio Araújo, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.

Nela podemos ver as embarcações e alguns instrumentos utilizados pelos portugueses desde a conquista de Ceuta até à chegada à Índia, por Vasco da Gama, e ao achamento do Brasil, por Pedro Álvares Cabral.

O conhecimento limitado e imperfeito do Mundo fez com que aquilo que era desconhecido, até então, fosse preenchido pela imaginação dos mercadores e aventureiros. Coube aos portugueses a corajosa tarefa de acabar com esses mitos e lendas e DAR A CONHECER NOVOS MUNDOS AO MUNDO.

Podem ainda ser apreciadas algumas das especiarias trazidas para Portugal e que tantos lucros deram à Coroa portuguesa. Também é possível observar algumas referências à Arte Manuelina nascida da vontade de um rei e do génio criativo que se vivia em Portugal no séc. XVI, uma interpretação muito específica do Gótico em termos de decoração que só se encontra em Portugal.

A exposição pode ser visitada na Biblioteca Escolar nas duas próximas semanas.