Formação de Mediadores para prevenir conflitos escolares

Delegados e Subdelegados da Escola Básica de Vila Verde

No dia 24 de maio, teve lugar na Escola Básica de Vila Verde (EBVV) a entrega dos diplomas de mediadores informais a 15 alunos desta escola, ação que contou com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, António Alberto Rodrigues, e da Professora Doutora Maria Assunção Flores, da Universidade do Minho. Estes recém-formados mediadores vão dinamizar a partir da presente data a “oficina de mediadores” através de estratégias específicas de escuta, comunicação e negociação.

Esta ação pretende minimizar os problemas de conflitualidade que fazem parte do quotidiano de qualquer escola, desenvolvendo uma educação para a gestão positiva dos conflitos, de modo a fomentar uma cultura de paz e de cidadania. Assim, pretende-se criar, com o apoio destes recém-formados alunos, um novo movimento na escola que promova a autorregulação, visando uma comunidade escolar mais forte e com grande sentido de pertença.

Este Programa de Formação de Mediadores integrou-se no Projeto de Estágio em Mediação Educacional da aluna Diana Costa da Universidade do Minho, sob orientação da Professora Doutora Maria Assunção Flores (Universidade do Minho) e da Psicóloga Rosa Gonçalves (Agrupamento de Escolas de Vila Verde), e contou com a colaboração na implementação do Projeto da Assistente Social, Joana Pinto, da Equipa de Promoção do Sucesso Educativo da CIM-Cávado.

O Agrupamento de Escolas de Vila Verde procurará dar continuidade a este Projeto no próximo ano letivo, capacitando novos alunos e acompanhando estes jovens mediadores agora formados na aplicação de técnicas de resolução positivas, aumentando desta forma o bem-estar da comunidade escolar. Pretende-se, assim, encontrar no processo de mediação escolar uma abordagem para a resolução criativa e positiva dos conflitos, uma oportunidade de crescimento e mudança, um potencial educativo e de formação pessoal e social.