Workshop sobre “Monitorização do Charco Pedagógico”

Decorreu num dos laboratórios da Escola Básica de Vila Verde, no dia dezoito de janeiro, uma sessão de trabalho direcionada para a formação de alguns alunos dos sétimo e oitavo anos, sobre a “Monitorização do Charco Pedagógico”. Esta atividade foi dinamizada por duas Biólogas da Casa de Ciência de Braga. O Workshop, organizado pela docente de Ciências Naturais Ana Carvalho, em coordenação com duas especialistas em “Charcos pedagógicos”, do Planetário/ Casa da Ciência de Braga, teve como objetivo principal iniciar alguns alunos no acompanhamento e monitorização deste Charco da Escola, construído a semana passada na nossa Escola Sede do agrupamento de escolas de Vila Verde.

Este Charco da EBVV bem como o Charco pedagógico da EBMEA foram adquiridos (a sua construção e formação inicial de professores e alunos) no âmbito dos Projetos de Ciência Viva do nosso Agrupamento e coordenados pela docente de Ciências Naturais, Maria Eugénia Aragão, uma docente que muito tem feito pelo Ensino das Ciências no nosso Agrupamento.

Mas falando desta sessão de Trabalho em particular, orientado por duas jovens Biólogas especialistas nesta área, decorreu entre as dez horas e as doze horas e trinta minutos num dos laboratórios da EB de Vila Verde. Foi sem dúvida muito produtiva na aquisição de conhecimentos teóricos (a primeira parte) e em conhecimentos práticos na Monitorização e identificação de espécies de animais e plantas que irão colonizar o nosso novo Charco, nomeadamente na identificação de diversas espécies de invertebrados. As biólogas trouxeram lupas digitais de última geração, que cativaram rapidamente os alunos e os professores presentes, nomeadamente as docentes Ana Carvalho e Manuela Lima, bem como o professor Luís Vaz. Estes conhecimentos serão agora transmitidos aos restantes alunos da Escola, quer do segundo ciclo quer do terceiro ciclo.  Em suma, a partir de agora poderemos Monitorizar o Charco, identificar a biodiversidade existente e criar uma base de dados, atividades que começarão a ser programadas e que envolverão sempre os nossos alunos.

O Valor educativo e científico deste tipo de Charcos é indiscutível, pois permite a realização de diversas atividades lúdico-científicas assim como estudos de biodiversidade e mesmo de estudos ecológicos. Um grande bem haja para os docentes responsáveis pela aquisição desta “Bio estrutura pedagógica”.

Comments are closed.

Cantina

Escola Básica de Vila Verde

Horário: 12h15 às 14h15

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Horário: 12h15 às 14h15

Bufete

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Reprografia

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00