Bread with Science Inside. Uma experiência interdisciplinar

No âmbito de uma atividade interdisciplinar da turma CLIL – Content and Language Integrated Learning (Ensino bilíngue) – da EBMEA, realizou-se no passado dia 12 de dezembro a atividade “Bread with Science Inside”. Esta atividade foi realizada com a turma do 8.º E e a colaboração direta, desenvolvendo conteúdos curriculares, dos professores de Ciências Naturais, Física e Química, História, Educação Visual e Inglês. Teve a colaboração, no apoio à atividade, dos docentes do Conselho de Turma.

Os alunos haviam já iniciado a tarefa, pesquisando informação sobre a elaboração de pão, os ingredientes e preparação; colocado várias hipóteses científicas relacionadas com a observação ao microscópio na sequência da formação de grupos de investigação e de trabalho. Seguindo uma receita, em inglês, foram feitos dois pães, um com fermento químico/industrial e outro com fermento biológico. Foram ambos analisados ao microscópio, introduzindo variáveis, como açúcares ou temperatura e analisados os resultados. Todas as atividades foram realizadas pelos alunos, sempre com a preocupação de se promover a igualdade de género, por exemplo ao nível da colaboração nas tarefas domésticas, assim como a higiene e segurança numa cozinha e os procedimentos a ter com alimentos. Durante as experiências científicas e na aula de inglês, durante a preparação do pão, os alunos foram fazendo os registos fotográficos e, no final, cada grupo, apresentou um vídeo, legendado em Inglês. Ao longo da preparação do pão foram lidas as “rezas” tradicionais, nomeadamente na altura de adicionar o sal, amassar o pão e de o meter ao forno, numa perspetiva de história local e tradição. O processo químico será desenvolvido posteriormente em Física e Química. No final do dia, obviamente, os alunos lancharam os alimentos produzidos.