Visita de Estudo ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio – EBMEA

No dia 28 de fevereiro, os alunos das turmas A, B, C, D e E do 7º Ano da EBMEA fizeram uma Visita de Estudo ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio, ao Mosteiro da Batalha e ao Museu da  Comunidade Concelhia da Batalha.

No tocante ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio, os alunos puderam observar pegadas de dinossáurios saurópodes de excepcional importância. Estes seres vivos eram quadrúpedes, de cabeça pequena, possantes, herbívoros, com cauda e pescoço compridos. Esta jazida contém um registo fóssil do período jurássico, e revela-nos alguns dos maiores seres vivos que alguma vez povoaram o planeta. Nesta visita também foi possível observar algumas deformações geológicas, tais como falhas e dobras e também foi possível conhecer as espécies vegetais que abundavam no período jurássico pela reconstituição do paleoambiente.

No que diz respeito à segunda atividade, no período da tarde, os alunos visitaram o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o mosteiro da Batalha. No MCCB  os alunos tiveram a oportunidade de forma pedagógica e divertida, de serem educados e sensibilizados para áreas como a História, a Arte, o Património, o Ambiente, a Inclusão ou a Cidadania. No mosteiro da Batalha, através de uma visita encenada, designada  “A Visita do Marquês”, os alunos ficaram a conhecer melhor os pormenores e grandes narrativas, desde o esplendoroso portal ao panteão real, do claustro real ao dormitório, da cozinha ao refeitório, do Monumento por excelência da Independência Nacional e da afirmação da segunda dinastia dos reis de Portugal. Foi ainda possível observar as caraterísticas da arte Gótica em todo o seu esplendor bem como conhecer melhor o dia a dia dos frades dominicanos.

Estas atividades tiveram eminentemente um caráter educativo contribuindo para a literacia científica dos nossos alunos. Todos os alunos participaram com interesse nesta atividade.