A exposição “A Perceção da Forma”, com trabalhos realizados pelos alunos do 8.º ano da Escola Básica de Vila Verde, está patente no hall do bloco de aulas, até ao próximo dia 25 de novembro.
A perceção é o processo global que resulta da nossa capacidade fisiológica de “ver” com os olhos, associada ao processo mental e psicológico de interpretar. Da perceção visual resulta a descodificação (mental) e a compreensão (psicológica) daquilo que realmente os nossos olhos veem.
O nosso cérebro reconhece as formas na sua globalidade, mesmo que elas se encontrem parcialmente ocultadas. Os princípios da “conclusão das formas” (Teoria de Gestalt) permitem ao observador, desde que lhe sejam fornecidos indícios suficientes, ver uma forma incompleta e reconhecer nela a sua “melhor forma” possível.
Durante o século XX várias correntes artísticas adotaram estes princípios na apresentação visual das suas obras, levando à interação entre a obra e a interpretação do observador.
No caso, os alunos do 8.º ano estudaram obras do Cubismo Sintético e verificaram a adoção destes princípios e reproduzindo-os nos seus trabalhos.