Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2022

No dia 2 de dezembro, comemorou-se, nas diversas escolas que compõem o nosso Agrupamento, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Para celebração deste dia, a educação pré-escolar e os ciclos do ensino básico foram convidados, a partir da história “O Pequeno Trevo” e da música sobre a mesma, a ativar um diálogo acerca da diferença, chamando a atenção para importância da aceitação desta por parte de todos, quer no contexto escolar quer no contexto comunitário.

Na EB de Vila Verde ocorreu um pequeno momento musical. Em articulação com a Academia de Música e com a diretora de turma, Beatriz Salsas, a turma do 9.º A do ensino articulado deu corpo a esta iniciativa com recurso à voz, à trompa e à guitarra. Os alunos desta turma também elaboraram um cartaz alusivo à problemática da inclusão. No mesmo âmbito, os alunos do 9.º G, com a supervisão das docentes Lurdes de Carvalho e Lucília Santos, gravaram vídeos, em francês e inglês, respetivamente, com mensagens relativas à inclusão. Coordenada pela docente Rosa Barros, a turma do 9.º F gravou, em português, um vídeo com um com conjunto de frases relativas ao tema em observação. Noutro registo, os alunos do 6.º C, orientados pela docente Márcia Soares, também produziram diversas frases representativas de uma atividade reflexiva sobre o tema em discussão.

Na EB de Turiz, a história “O Pequeno Trevo” também foi objeto de trabalho. Abrilhantados por originais desenhos, os alunos, com a orientação da docente Isabel Fernandes, produziram pequenos cartazes complementados com vocábulos ativados a partir da discussão proporcionada através da história e da música ouvidas.

Com a colaboração da Educadora Alexandra Matos, as crianças da educação pré-escolar do JI de Esqueiros também utilizaram a história “O Pequeno Trevo” como ferramenta de aprendizagem. Para além da auscultação da narrativa e do diálogo sobre a história, elaboraram, ainda, desenhos, pintaram, recortaram e colaram.

Por meio desta atividade, deu-se cumprimento não só à realização de uma atividade integrada no Plano Anual de Atividades assim como os alunos trabalharem a interpretação e compreensão da mensagem, veiculando a expressão de conhecimento através de diferentes disciplinas do currículo e aperfeiçoando a motricidade fina.