Visita de Estudo dos alunos do 7.º Ano da EB de Vila Verde

No dia 16 de março, realizou-se uma visita de estudo para os alunos do 7.º ano da EB de Vila Verde. Esta iniciativa consta do Plano Anual de Atividades e serviu como complemento às aprendizagens lecionadas nas disciplinas de Português, Ciências Naturais e Físico-Química.

Os alunos começaram, no início da manhã, por visitar as instalações de uma empresa de recolha e gestão de resíduos industriais, a EuroSeparadora, localizada em Arcozelo – Vila Verde.

A EuroSeparadora tem como principais áreas de atuação a gestão de resíduos de origem industrial e comércio, gestão de resíduos da construção e demolição, gestão florestal e retoma de resíduos (papel, cartão, plástico, entre outros) para triagem/ processamento e reencaminhamento para reciclagem. No decorrer da visita, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as principais áreas de atuação da empresa, o que permitiu apelar para a importância da gestão e valorização de resíduos e, desta forma, contribuir para a cidadania ao nível da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável. Os alunos ficaram mais sensibilizados para as questões do Ambiente e para a importância cada vez maior que a Reciclagem assume na nossa vida e na Vida do Planeta.

Na parte da tarde, seguiu-se o almoço e a ida ao teatro a Braga, onde visualizaram a peça Leandro, Rei da Helíria no auditório “Vita”. A peça apresenta uma bela história de tradição popular, em que se fala de amor, de ingratidão, de sonhos, de remorsos, de longas viagens de aprendizagem, e de muito mais. “Tudo se passou no reino da Helíria, há muitos anos. Leandro, rei da Helíria, teve um sonho muito estranho… Segundo ele, um «recado dos Deuses». Após tal sonho, o rei decide que terá de deixar de governar o seu reino e não percebeu o significado das palavras da princesa Violeta o que o leva a tomar a pior das decisões… Só compreendeu o seu erro, passados muitos anos. Afinal, Violeta teria sido a única merecedora da sua generosidade.»  Uma dramatização com excelentes interpretações, expressividade e sentimento. Um texto fiel à obra dramática, fundamental para complementar o trabalho dos alunos em sala de aula.

A avaliação dos alunos e dos professores foi positiva, tendo sido concretizados os objetivos propostos.