Semana da Leitura 2023

Na última semana do 2.º período letivo, de 27 a 31 de março, a leitura e os livros foram os protagonistas das várias atividades promovidas em diversos estabelecimentos de ensino do agrupamento de escolas de Vila Verde. Foi a Semana da Leitura!

A poesia foi denominador comum a vários momentos da semana, com convidados como Luís de Camões, Florbela Espanca, Miguel Torga, Álvaro de Magalhães, Manuel Alegre, entre outros. Esta partilha de leituras ligou a poesia e a música.

Paralelamente, na EB Monsenhor Elísio Araújo, foi promovida a Feira do Livro. No dia 29 de março, os utentes da APPACDM/ CACI de Vila Verde apresentaram o livro “Histórias Comidas – Eu consigo” aos alunos do 9.º ano, que aplaudiram entusiasticamente e agradeceram esta “outra forma de ler!”.

A biblioteca escolar da EB n.º 2 de Vila Verde, ao longo da semana, recebeu as turmas que ouviram histórias como “A árvore generosa”, de Shel Silverstein, “A árvore das recordações”, de Britta Teckentrup, e “A árvore das folhas A4”, de Carles Cano. Os alunos conversaram sobre diversos aspetos da obra e expressaram as suas opiniões.

A dramatização de histórias e a partilha de leituras entre as turmas A e D do 5.º ano proporcionaram uma aula diferente aqueles alunos.

No último dia da Semana da Leitura, no Centro de Dia de Pico de Regalados, a alegria contagiou os utentes e os alunos, com leituras e danças.

Durante esta semana, em várias turmas, houve reforço da atividade “10 Minutos a Ler” e da Ação “Escola Ler”.