O cartaz elaborado pela Íris Rodrigues, da turma A do 6.º ano da EB de Vila Verde foi o vencedor do Concurso Eco-Código, do Projeto Eco-Escola. O Júri foi unânime em escolher este cartaz como vencedor. O Júri, composto pelos dois coordenadores do Projeto Eco-Escolas, o professor Luís Vaz e a professora Teresa Oliveira, e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, professor António Alberto Rodrigues, foi unânime na escolha deste cartaz como vencedor. Para ela os nossos Parabéns, pois será este o cartaz que irá a Concurso Nacional.
O Concurso Nacional Eco-Código pretende promover a participação e a criatividade dos estudantes envolvidos no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7.º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno.
A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar.