Visita de Estudo dos alunos do 6.º ano da EB MEA

No dia 16 de maio, os alunos do 6.º ano da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo participaram numa visita de estudo ao Planetário/ Casa da Ciência de Braga e ao Bom Jesus do Monte, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Musical, História e Geografia de Portugal e Educação Moral e Religiosa Católica.

Durante a parte da manhã, os alunos estiveram no Planetário Imersivo Digital, um espaço com imagens de cinema imersivo, que os transportou para uma autêntica “viagem” em tempo real pelo espaço, acompanhada de uma palestra e sensibilização. Numa segunda parte, deslocaram-se ao Laboratório Experimental onde puderam realizar experiências interativas sobre “Explorar os microrganismos”.

No turno da tarde, no Santuário do Bom Jesus do Monte, os alunos subiram ao coro alto e à torre sineira. No coro alto puderam ver e ouvir uma explicação sobre o órgão, suas características, construtor e principais datas de recuperação. Apesar de não estar ativo, foi possível ouvirem alguns registos deste magnífico instrumento. Na torre sineira, observaram os sinos que eram tocados manualmente, hoje eletronicamente, e observaram panoramicamente a cidade de Braga. Posteriormente, foi dada uma explicação da arte Barroco da Basílica do Bom Jesus do Monte e do meio envolvente.

Os objetivos propostos para a atividade foram concretizados, dos quais se destacam: criar uma identidade e cultura de escola geradora de sentido de pertença e bem-estar; promover a inclusão socio-escolar, a equidade social e pessoal; promover a educação integral do aluno, através da transmissão de valores essenciais no domínio da formação de cidadãos ativos e responsáveis.