Noventa alunos do 7.º ano da EB de Vila Verde inscritos em EMRC, acompanhados por 6 docentes, participaram, com mais de 7.000 colegas do 3.º ciclo do distrito, no EMRC SpringFest’23, o encontro de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Braga, que teve lugar no Parque da Cidade da Póvoa de Varzim, no dia 19 de maio.
Os alunos tiveram uma grande oferta de atividades, workshops e animações, proporcionada por instituições, associações, clubes desportivos e empresas, tais como: teatro, KravMaga, Agros, Yoga, Missão Amar(es), Cruz Vermelha Portuguesa, Projeto Salama, Lipor, Os Delfins – Instituto de Socorros a Náufragos, Águas do Norte, CIBIO, Bombeiros Voluntários, APAV, JMJ’23, Human Power Hub, Humble Bee studio, kempo Clube Braga, Clube Naval Povoense, Siglas Poveiras – Museu, Clube Desportivo da Póvoa, Tenda da interioridade, CMAB – Capoeira, Padel, Bike Attitude, Boxe, Grupo Magna e Aktivsport.
Os concertos tiveram sempre enorme adesão, com o DJ Padre Guilherme à cabeça.
Na entrada do Parque da Cidade foi realizado o check-in pela voluntária Alexandra Torres, que em nome dos alunos da EB de Vila Verde colocou a mão embebida em tinta na zona de Vila Verde do mapa da Arquidiocese de Braga.
O encontro promoveu valores transversais a qualquer religião e que são fundamentais para sociedades harmoniosas, “que celebram a paz e a igualdade na diferença”, como referiu o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino. A edição do próximo ano do EMRC SpringFest já está confirmada e será realizada, novamente, no mesmo local.
O comportamento dos alunos foi excelente, revelando responsabilidade social em relação ao ser humano e à natureza.