Teatro de Rua protagonizado pela Ana João e Maria – EB MEA

“A desigualdade social vista por Sá de Miranda (XV-XVI)

e Alice Vieira (XX-XXI) – O Bobo e o Rei”

No âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), desenvolveu-se uma atividade de articulação assaz enriquecedora e gratificante, envolvendo os docentes das disciplinas de Português, História e Educação Visual desta turma, a saber Lina Mota, Henrique Matos e Fátima Pimenta, respetivamente, através de uma representação teatral protagonizada pelas alunas Ana João Rodrigues e Maria Fecha do 8.º A.

Neste sentido, estas alunas participaram, de forma exímia, no Sarau Cultural, no dia 27 de maio, no âmbito da “Feira Quinhentista, Sá de Miranda por terras de Vila Verde”, bem como no dia três de junho, no primeiro encontro Vila Verde (in)Artes, Projeto Cultural de Escola/ Plano Nacional das Artes.

No fim das duas atuações, o público enalteceu o brilhante papel destas alunas, dado que tinham proporcionado um momento de boa disposição e de alegria quer no sarau quer no teatro de rua.

No segundo espetáculo, na modalidade “espaço aberto”, o público-alvo abrangia inúmeras crianças que se sentaram em círculo para assistir à maravilhosa atuação que se recomendava. Ao longo da sessão, as crianças interagiam com os apartes do Bobo e, no fim, quiseram tirar fotos com as respetivas protagonistas de uma exibição ímpar.

De facto, tendo como base um excerto do texto dramático “Leando, rei de Helíria”, de Alice Vieira, bem como a integração de alguns versos da poesia de Sá de Miranda, estabeleceu-se um paralelo entre os vícios da sociedade atual e os de há quinhentos anos atrás com humor e muita ironia.

Num texto que espelha verdades e uma grande comicidade, foi possível fotografar a sociedade hodierna, já que permanece, na sua essência, a injustiça social, daí que o texto criado se intitulasse “A desigualdade social vista por Sá de Miranda (XV-XVI) e Alice Vieira (XX-XXI) – O BOBO E O REI”.

Resta acrescentar que as referidas alunas merecem a menção de Excelência ou um gesto de louvor pelo facto de terem “vestido” o papel de atrizes com grande eloquência e por terem projetado, de forma distinta, o nome do nosso Agrupamento nestes eventos. Por este facto, foi proposto e aprovado o nome destas alunas para o Prémio de Ação Meritória – Cultura.

Parabéns, Ana João! Parabéns, Maria Fecha!