O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Dr. Fernando Alexandre, inaugurou a obra de requalificação e modernização da Escola Básica de Vila Verde, na manhã do dia 23 de setembro de 2024. Foi com enorme alegria que os alunos formaram um cordão na entrada principal da escola e receberam os convidados com muitas palmas. Seguiu-se o descerramento da placa evocativa da obra realizada e a bênção das instalações pelo Pe. Angelino Kamati, vice-arcipreste de Vila Verde. Ainda no hall do bloco administrativo, os presentes assistiram ao primeiro momento musical; a interpretação ao piano de “O Homem do Leme”, dos Xutos & Pontapés, pelas vozes de Maria Dias e Bárbara Soares, acompanhadas ao piano por Leonor Cadima, alunas do 8.º A.

A comitiva entrou depois na biblioteca escolar, onde o Diretor do AE de Vila Verde explicou a escolha das fotos que enobrecem o espaço e os alunos do 9.º A declamaram, de forma original, o poema “Pelo sonho é que vamos”, de Sebastião da Gama. O périplo continuou com uma demonstração de BTT pelos alunos da Equipa de Desporto Escolar, seguida da visita a duas salas de aula e ao centro de apoio à aprendizagem. No átrio do bloco de aulas, com a apresentação dos alunos Gonçalo Sousa e Vitória Simões Oliveira, a cerimónia começou com o coro dos alunos das turmas A do 7.º e 8.º anos, que sob a direção da professora Raquel Fernandes interpretou quatro canções de António Variações. Prosseguiu com o poema “O amor”, original de Leonor Cadima e dito pela autora, e “Urgentemente”, de Eugénio de Andrade, dito por Tomé Dias, do 4.º Ano de Escolaridade.

Na sua intervenção, Alberto Rodrigues, Diretor do agrupamento de escolas, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Ministro da Educação no ainda breve mandato, frisou a importância da leitura no desenvolvimento da criatividade e da imaginação, aludiu à necessidade de se repensar o desporto escolar e solicitou a desburocratização do trabalho docente assim como a redefinição dos objetivos da carga não letiva.

A Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra. Júlia Rodrigues Fernandes, para além de dar boas notícias sobre a requalificação em breve de três estabelecimentos de ensino do agrupamento de escolas, regozijou-se com a qualidade do ensino no concelho e por Vila Verde ser “Cidade amiga das crianças”, um Programa da UNICEF.

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação exteriorizou a sua alegria pela forma como foi recebido e pela sua presença em Vila Verde, realçou a tranquilidade que se vive neste início de ano letivo, congratulou-se com a melhoria do ensino nos últimos 50 anos, mas alertou para o muito que ainda há a fazer. Considera que é fundamental dar outras condições e melhorar os equipamentos para que a educação cumpra a sua função na sociedade.